Umbanda EMITST2016 B
umbanda%20%281%29.jpg

ORIGEM
Palavra derivada de m´banda que em quimbundo seria a língua nacional da Angola,com significado de ´sacerdote´. Seus cultos são totalmente voltado as culturas afro-brasileiras, uma religião brasileira que nasceu entre os mais humildes podendo assim gerar muitos conflitos.
Semelhante ao Candomblé, mas se tratarmos de detalhes a Umbanda adota conceitos muito diversificados, um deles o de reencarnação na doutrina espirita seguida.
Com dezessete anos de idade, em 1908, um homem chamado Zélio Fernandinho de Moraes, foi tomado de uma paralisia de forma que nenhum médico conseguiu tratar,certo dia Zélio determinado, disse a seus pais que iria voltar a andar. Surpresos com a noticia de que seu filho após um dia de falar estava andando, levaram Federação Espírita do Rio de Janeiro, foi assim marcada uma reunião, na tal Zélio incorporou um caboclo após ser recriminado pelo senhor que comandava a mesa anunciou a que começaria ali uma nova religião. Com isso dia dezesseis de novembro aglomerou-se uma multidão na rua Floriano Peixoto em São Gonçalo, assim foi iniciada a Umbanda.

LIVRO SAGRADO
Não há um livro sagrado como bíblia ou Al Corão, contudo são seguidos vários conceitos dos cristãos, a Umbanda diz que os livros sagrados estão em cada um dos que seguem com mente aberta.

DIVINDADES
As entidades que se expressam no Terreiro Umbanda são espíritos evoluídos que atuam com vibrações que dominam os elementos.
Os orixás então, correspondem as forças naturais, seu deus supremo seria Olodumaré ou o próprio Olorum. Somente o pai de santo pode benzer e teria o poder da cura, alguns dos espíritos que encorporam nos médiuns tem o nome de Exu.
O filho de Olodumaré, Oxalá foi conhecido como o primeiro orixá.
Yemanjá, não é a água do mar mas sim a energia que ali está.

VISÃO SOBRE A MORTE
Na verdade as pessoas da religião dizem apenas trocar de plano, saindo do material para entrar no espiritual, o que foram aqui seriam lá, pois as virtudes e os defeitos são levados nessa troca.

RITUAIS
Defumação: Limpar os médiuns;
Roupas brancas: Somatório de todas as cores,conseguindo assim propriedades terâpeuticas de todas.
Ponto Riscado: Assinatura do orixá,usado como forma de firmar uma relação de médium com seu guia.
Guias: Contas de cristal ou fios de aço são os mais usados pois dizem ter melhores condições para a captação de vibrações.
Pés descalços: Para que as correntes negativas sejam descarregadas.
Fechamento: Os atendimentos são finalizados com um oração.

SÍMBOLOS
Todos os símbolos tem um significado.
A cruz representa a fé;
Rosa dos ventos: Força ou descarrego;
Estrela Branca: Luz do espíritos;
Arco- íris: Símbolo de Oxumaré;
Oito deitado: Infinito;
Palmeiras ou coqueiros: Força dos velhos e baianos;
Coração: Almas equílibradas;
Espada: Busca pelo criador;
Arco e flecha: Força espiritual;
entre outros.

NÚMERO DE ADEPTOS NO BRASIL
Em um senso realizado em 2010, o número de adeptos era de 407.332 mil, hoje esses dados devem ter aumentado, mesmo tendo raízes africanas a Umbanda é composta por um número bem significativo de brancos.

CARACTERÍSTICAS
Sempre trabalha com forças da natureza, colocando em exercício as vibrações das almas, todos os trabalhos são voltados a caridade e ao bem, a escolha de um sacerdote é feita com o tempo após conhecer os participantes, há locais específicos para serem feitos essas consultas.
As consultas são em terreiros, quem chega lá, deve tirar os sapatos pois da rua vem impurezas, pode ter até cinquenta médiuns e auxiliares estes podem receber até duzentas pessoas. Os médiuns ao chegar tomam banho de ervas para entrar em contato com o meio espiritual, o ritual é iniciado com um pedido de benção dos orixás e com a defumação do ambiente para que assim as entidades possam chegar. Com o som dos atabaques, baixam as entidades, as pessoas são atendidas contam seus problemas e recebem os devidos concelhos. Para encerrar, são cantadas musicas de agradecimento.

PAI DE SANTO
Os pais de santo, pai de terreiro, babalorixá, babaloxá, babá, entre outros, são nomes usados nas religiões afro-brasileiras para se referir a uma pessoa que é muito responsável e a maior autoridade em lugares onde acontecem cultos cerimoniais e as oferendas aos orixás. Um babalorixá da religião candomblé pode ser chamado de pai de santo, porém, um pai de santo de qualquer oura religião afro-brasileira não pode ser chamado de babalorixá porque há muitas obrigações que este indíviduo certamente não irá ter cumprido como por exemplo raspar a cabeça. Mas como se tornar um pai de santo? Muitos se perguntam se ser um pai de santo é um mérito ou um carma. Você só será um pai de santo se algum orixá quiser, você não vira pai de santo, já nasce com o dom. Ao assumir o posto diante da espiritualidade, a pessoa já está consciente de que sua vida não será ” comum” e que terá de deixar de lado, se desapegar de muitas coisas materiais, em favor do lado espiritual. O termo Pai se deve a postura que ele ocupa, amparando, educando e auxiliando todos os filhos de coração. Essa tarefa é mais difícil ainda, porque esses ” filhos” já são adultos e com personalidade formada. E certamente, reeducar um adulto é muito mais difícil do que uma criança. Portanto ser um pai de santo não é nada fácil, é necessário ter muita responsabilidade, tem que aguentar muita coisa, porque assim como existem as partes boas também existem as ruins como ingratidões, feitiços de filhos de santo, punições dos orixás, enfrentar preconceitos, não beber, andar de branco pela rua cheio de colares quase a vida toda, ser chamado de diversas coisas e aceitar tudo isso de cabeça erguida como se nada tivesse acontecido. Por isso muitos desistem, ou se perdem, mas, ainda assim a maior parte volta para casa com o dever cumprido e o mérito de ter conseguido.

Sobre a imagem

Mistura de culturas
A umbanda se caracteriza por ser a junção de vários elementos de outras religiões, compondo-se por culturas africanas e indígenas, as danças e os cânticos são uma forma de louvor aos deuses que acreditam. Semelhante ao Candomblé, porem são encontradas diferenças significativas nas duas religiões, a umbanda então seria um conjunto de ideias filosóficas e religiosas.
http://www.eusemfronteiras.com.br/umbanda-mix-de-culturas/

Referências

http://www.paijaco.com.br/orientacoes/origem-da-umbanda.html
http://www.geocities.ws/nitrixbr/ensaio04.html
http://www.girasdeumbanda.com.br/
https://estudodaumbanda.wordpress.com/2008/03/18/1-%E2%80%93-os-orixas-divindades-da-umbanda/
http://universodaumbanda.blogspot.com.br/2011/05/vida-apos-morte-numa-visao-umbandista.html
http://umbandasemmedo.blogspot.com.br/2007/10/umbanda-e-seus-personagens.html
http://tate-umbandaeseusmisterios.blogspot.com.br/2010/06/rituais-da-umbanda.html
http://www.simbolos.net.br/simbolos-da-umbanda/
https://registrosdeumbanda.wordpress.com/2012/06/30/o-censo-demografico-brasileiro-2010-e-os-umbandistas-parte-01/
http://filhosdoaxe.tumblr.com/post/58558579633/as-vertentes-da-umbanda
https://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_da_Umbanda
http://centroespiritualistaluzdearuanda.blogspot.com.br/2007/08/caractersticas-principais-da-umbanda.html
https://orixasdaumbanda.wordpress.com/2008/06/30/o-mito-da-criacao-do-mundo/
http://povodeluz.blogspot.com.br/2009/08/umbanda-os-orixas-e-lenda-da-criacao.html
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/o-pai-da-umbanda
http://umbandayorima.blogspot.com.br/2014/08/entendendo-o-que-sao-pontos-riscados.html
http://super.abril.com.br/historia/terreiro-de-umbanda
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_de_santo
http://www.tucabocloubirajara.com/carma-ou-merito/#more-3420

Autoria do verbete

Bruno Quadros Maciel
Larissa Eduarda Corrêa
Luana Aparecida Listone

Turma EMITST2016 B

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License