Umbanda EMITAI2016A
umbanda2.jpg

De acordo com varias fontes a umbanda surgiu no Brasil em 1908 , atraves do Cabloco das 7 Encruzilhadas, e o medium Zélio de Moraes, foi criada para ser um lugar onde todos os espiritos pudessem se comunicar, e comprir as missoes por eles recebidas, como disse o Caboclo das 7 Encruzilhadas:

“(…)se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho (Zélio), para dar início a um culto em que estes pretos e índios poderão dar sua mensagem e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome, que seja Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim.”

Diferentes vertentes

A umbanda, atualmente, tem varias vertentes no Brasil :

Umbanda Tradicional: oriunda do Caboclo das Sete Encruzilhadas através do Pai Zélio de Moraes;

Umbanda Popular: praticada antes do Pai Zélio, conhecida como macumbas ou candomblés de caboclos;

Umbanda Branca: tem um cunho espírita, é uma linha doutrinária que s são encontrad e prende mais ao trabalho de guias como pretos-velhos e caboclos, e não os elementos africanos, como os orixás, nem trabalho dos exus e pomba-giras;

Umbanda Omolokô: trazida da África por Tatá Tancredo de Silva Pinto, é um misto entre o culto dos orixás e o trabalho dos guias;

Umbanda Traçada: o mesmo sacerdote serve para a Umbanda e para o Candomblé, mas em sessões diferentes;

Umbanda Esotérica: sua diferença está em alguns segmentos de Oliveira Magno, Emanuel Zespo e W. W. da Matta, pois intitulam a umbanda como um conjunto de leis divinas;

Umbanda Iniciática: derivada da umbanda esotérica e fundamentada pelo Mestre Rivas Neto. Há uma busca pela convergência doutrinária e o alcance do Ponto de Convergência e Síntese e, além disso, possui uma influência oriental;

Umbanda de Caboclo: influenciada pela cultura indígena brasileira, que tem como guias os caboclos;

Umbanda de pretos-velhos: influenciada pela cultura africana, com culto aos Orixás, e onde o comando é feito pelos pretos velhos.

Umbanda Sagrada: Sua doutrina procura ser totalmente independente das doutrinas africanistas, espíritas, católicas e esotéricas, pois considera que a Umbanda possui fundamentos próprios e independentes dessas tradições, embora reconheça a influências das mesmas na religião.

As%20Umbandas.jpg

Sendo estremamente variadas e tendo no Brasil 407.332 seguidores (senso de 2010) , cada uma umbandas traz caracteristicas tão distantes umas das outras, existindo ainda mais vertices que as citadas. Muitas dessas vertentes nao possuem livros sagrados, e muitas vezes possuem livros doutrinarios próprios, sendo muito comum a crença em Oríxas, mas muito variavel quem vem a ser os Oríxas, sendo Oxála sincretizado com Jesus Cristo. Originalmente a primeira vertente, que começou na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, usa como livros doutrinarios, principalmente, os livros espiritas kardecista, tendo crença no Deus unico, onipotente, oniciente, imaterial e imultavel, crendo também na imortalidade do espírito na vida após a morte.

Rituais das Umbandas

Os rituais das umbadas são extremamente variados, mas alguns dos pricipais rituais presente em varias vertentessão:

Defumação: Serve para limpeza ou purificação dos nossos corpos físicos e espirituais, realizado através da queima de ervas e essências em carvão em brasa, no instrumento chamado Turíbulo ou Defumador. A defumação também contribui para limpeza energética da casa fortalecendo as boas energias e fluidos, geralmente é realizada antes do início dos trabalhos acompanhado de pontos cantados.

Pontos Cantados: Chamamos de pontos cantados, todas as músicas que falam dos Orixás e Guias Espirituais, são geralmente cantados e tocados por atabaques e por médiuns que camboneiam durante os atendimentos (…).

Orações: Através das preces e orações que fazemos ao iniciarmos os trabalhos, conduzimos mesmo que imperceptivelmente os nossos pensamentos para Deus, ou para coisas boas, esse componente é importantíssimo para a concentração da corrente mediúnica que realizarão os trabalhos, dão a sustentação energética necessária para o grupo. As orações e preces realizadas ao término dos trabalhos servem para que possamos pedir a proteção ao voltarmos á nossas casas e agradecermos a presença dos espíritos amigos que se fizeram presentes.

Pontos Riscados: Os pontos riscados são feitos pelas entidades, que “riscam” com pembas símbolos cabalísticos onde representam sua linha de atuação, é a representação gráfica de uma hierarquia de trabalho,(…) mas acreditamos que esse recurso pode ser um canalizador de energia utilizado como método de trabalho de nossos amigos espíritos, não somente como recurso visual e gráfico.

As oferendas para Orixás, são bastate comuns em algumas vetentes, mas em outras não se tem essa pratica.

Sobre a imagem

Aqui vai o texto de análise da imagem

Referências

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: <http://umbanda-orixas.info/historia-da-umbanda.html>. Acesso em 03 de maio de 2016.

http://umbandabrasil.no.comunidades.net/index.php?pagina=1011737361

http://apeuumbanda.blogspot.com.br/2011/01/umbanda-branca-vamos-compreender.html

http://serumbandista.blogspot.com.br/2014/11/o-livro-sagrado-da-umbanda.html

http://www.centroespiritaurubatan.com.br/fundamentos/dogmas-crencas-fundamentos.html

http://www.paijoaquim.com.br/as-umbandas-dentro-da-umbanda/

https://registrosdeumbanda.wordpress.com/2012/06/30/o-censo-demografico-brasileiro-2010-e-os-umbandistas-parte-01/

http://www.nomundodasumbandas.com.br/2015/05/sobre-os-rituais-e-elementos-de.html

Autoria do verbete

Guilherme Proença Perin
EMITAI2016A

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License