Racionalismo
Ren%C3%A9%20Descartes.jpg

A ideia de explicar o mundo racionalmente não é uma ideia recente, a explicação se dá através do pensamento apenas sem ter interferências de outros meios. Racionalismo é uma teoria filosófica alimentada pela razão, não levando em conta as ilusões da emoção. Apesar de existir a vários séculos, só começou a se tornar reconhecida no século XVII pois anteriormente as pessoas eram muito oprimidas e tinham receio em se manifestar. Ganhou força por ser a forma lógica e com isso mais interessante de ser aceita. O racionalismo favorece a razão, a lógica, o discurso e a operação mental para extrair se uma proposição tem fundamentos verdadeiros ou falsos, mas considerando apenas proposições validas, excluindo as invalidas que não possuem lógica em sua formação, respeitando os dogmas.

Exemplo

Um exemplo de racionalista é René Descartes, que utilizava da lógica para fazer deduções sobre o mundo. Isso fica evidente em suas meditações, na qual ele utilizou o método da dúvida metódica para deduzir a única certeza. A dúvida metódica é uma técnica em que você considera falso tudo aquilo o que é duvidoso, nesse trabalho, ele utiliza vários argumentos, o primeiro é o dos sentidos, na qual ele considera falso tudo o que é percebido pelos sentidos, já que eles as vezes nos enganam. O segundo argumento é o dos sonhos, quando alguém está sonhando, acredita que aquilo é real, porém não é, mas mesmo nos sonhos algumas coisas são indubitáveis, como a matemática, que será sempre igual. Com isso ele inicia seu terceiro argumento, o do Deus enganador, na qual ele supõe por exemplo que toda vez que alguém faz uma conta matemática, um Deus poderoso o engane, logo mesmo a matemática seria falsa. Então ele tenta encontrar algo que ele não tenha duvidado, logo ele percebe que pensa, e para pensar é necessário existir, e mesmo os três argumentos não podem duvidar de sua existência, logo ele chega a conclusão de que se ele pensa, ele existe.
A partir disto surge a famosa frase "penso, logo existo".

Sobre a imagem

Essa é uma pintura de René Descartes, que foi um dos mais importantes racionalistas.
Fonte da imagem : www.portalcursos.com

Referências

Antologia de textos Filosóficos, Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Autoria do verbete

Marcos Brustolin Narita
Pedro Lecher
Estudantes da turma EMITAI 2014

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License