Método Científico
M%C3%A9todo%20Cientifico.png

O método científico refere-se a um conjunto de regras básicas a fim de produzir conhecimento científico com o máximo de informações que provem que sua tese é concreta.
Ele vem a partir da observação metodológica dos fatos, seguido da realização de experiências, deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos.
A metodologia científica se origina a partir do pensamento de Descartes que posteriormente foi desenvolvido por Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes.
Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente se incorpora mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.

Contexto histórico
O método científico surgiu a partir do século XVII quando vários estudiosos buscaram conhecimento a partir da observação e experimentação. Esse método valorizava o racionalismo, acreditando que o ser humano faz seu próprio conhecimento e opondo-se a forma de como se adquiria conhecimento na Idade Média, por meio da luz divina.

Indução e Dedução
Esses dois métodos foram aprimorados no decorrer da idade moderna. Francis Bacon, considerado um dos percursores do método científico, priorizava a observação empírica, ou seja, observava os fenômenos para comprovar hipóteses e formar teorias. O método dedutivo, utilizado por Aristóteles e aprimorado por Descartes consistia em formular uma teoria geral sobre determinado fenômeno de forma clara e lógica para que assim as ideias sejam facilmente transmitidas para o filósofo ou cientista leitor. Esse método também era chamado de método cartesiano.

Método científico no iluminismo
Na época do iluminismo, vários filósofos e cientistas, como Isaac Newton e Nicolau Copérnico queriam comprovar suas teorias. Para isso, usaram do método científico, que consiste em comprovar sua teoria com vários testes e observações, até chegar a uma conclusão exata e lógica. Devido a esse método, vários desses cientistas como Descartes, Voltaire e Lavoisier fizeram grandes descobertas que afetam a humanidade até os dias atuais.

Sobre a imagem

Essa imagem ilustra um diagrama sobre a funcionalidade do método cientifico. O processo consiste em desenvolver uma teoria, testar varias vezes e de formas diferentes, e por fim concluir se a teoria era certa ou não.

Referências

Método científico Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Método_científico Acesso em: 13/04/2015
Método Cientifico Infoescola http://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 13/04/2015
Significado de Método Cientifico Significados http://www.significados.com.br/metodo-cientifico/ Acesso em: 13/04/2015
Método Científico Brasil Escola http://www.brasilescola.com/quimica/metodo-cientifico.htm Acesso em: 13/04/2015
Fonte da imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Método_científico

Autoria do verbete

Igor Fabri Cervelin
Julia Prestes
Estudantes da turma EMITAI 2014

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License