Marcela

MARCELA

planta-macela-cha.jpeg

Geralmente conhecida como Erva-dos-soldados, Camomila nacional, Milefólio, Marcela do campo e Milfolhada, a macela é amplamente utilizada na medicina natural como calmante caseiro. Como características de estrutura, esta planta da família das asteraceae tem formato de arbusto e dela surgem pequenas flores amareladas, surgindo uma vez ao ano, geralmente em locais quentes, e chegando a atingir até 50 cm de altura. Suas folhas são alongadas e, assim como suas flores, também possuem cor amarelada. Esta planta, que é originária da América do Sul, pode ser encontrada comumente em beiras de estrada, pastagens ou terrenos baldios devido à sua condição de planta naturalmente invasora.
Como princípios ativos, possui em sua composição química flavonoides, tanino, ésteres, óleo essencial e saponinas, agindo como relaxante e antialérgico em potencial, auxiliando a vida de enfermos de maneira natural e sem prejuízos à saúde.

Propriedades medicinais
Anódina, antiálgica, antiasmática, antibactericida, antidiabética, antidiarréica, antiedematogênica externa e interna, antiepiléptica, antiespasmódica, antiflogística, anti-helmíntica, anti-herpética, anti-infecciosa, antiinflamatório, anti-séptica, antiviral, antitumoral, aperiente, bactericida, carminativa, calmante para problemas digestivos, colagoga, colinolítica, miorrelaxante, digestiva, estomáquica, emenagoga, estomáquica, eupéptica, febrífuga, estimulante da circulação capilar , hipocolesterolêmica, imunoestimulante, miorrelaxante, protetor solar, sedativa, sudorífera e tônica.

Benefícios
A macela ajuda em casos de….
• Azia,
• cálculo biliar,
• dor de cabeça,
• cólicas intestinais,
• contrações musculares bruscas,
• contusões,
• desordens menstruais,
• diarreias, disenteria,
• disfunções gástricas e digestivas,
• dor de estômago,
• febre.
• Entre outros
Curiosidades

– No Rio Grande do Sul, este tipo de planta é comumente colhida durante a sexta-feira santa, antes do nascer do sol.
– No estado do nordeste, a macela floresce geralmente no mês de setembro. Geralmente indicam que o solo está ácido e degradado.

Chá da macela
Receita:
Em casos de epilepsia e problemas de estômago: Realize infusão de duas xícaras do chá de cafezinho das flores da macela em meio litro de água. Ingira seis xícaras ao dia para melhor resultado.
Em caso de feridas e banha-pés: Faça infusão de 30g de flores em um litro de água. Aplicar nos locais necessitados a partir de compressas. Repita o processo de três a quatro vezes ao dia.
Em caso de problemas intestinais: Utilize uma colher de chá de flores à uma xícara de chá de água fervente. Abafe à mistura por cerca de dez minutos e coe. Ingira o chá de preferência em estado morno e em jejum.

Sobre a imagem

É uma foto da planta Marcela.
Disponível em <http://www.remedio-caseiro.com/macela-nao-e-so-calmante-veja-mais-beneficios-de-seu-cha/> Acesso em 27/08/2015

Referências

Remédio Caseiro,Marcela não é só calmante!Veja mais benefícios de seu chá,disponível em <http://www.remedio-caseiro.com/macela-nao-e-so-calmante-veja-mais-beneficios-de-seu-cha/> Acesso em 27/08/2015

Autoria

Matheus Chaves Dahmer
Estudante do curso EMITAI 2015

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License