Liberalismo
neoliberalismo.jpeg

Liberalismo

Definições:
O Liberalismo tornou-se ideologia da sociedade capitalista. No geral, o Liberalismo é o livre uso, ou seja: liberdade, de eu fazer o que quiser, de vender minha mão de obra para quem eu quiser…
Seus conceitos e princípios básicos são:

  • Liberdade individual
  • Direito à propriedade privada
  • Respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.

Liberalismo Econômico

Definições:
O Liberalismo econômico, foi feito para resolver os desequilíbrios do mercado, e ao coletivismo defendido pelos socialistas, mais afundo o Liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização do liberalismo, que quer que a maioria das decisões econômicas sejam feitas pelos indivíduos e não pelo governo.
As suas teses foram retiradas do individualismo e adotou-se a livre concorrência para combater o mercantilismo, que suas práticas não atendiam as necessidades do capitalismo.
Antes do liberalismo, a sociedade partilhava seus bens pela economia do socialismo e pelo mercantilismo, e com o surgimento do liberalismo, criou-se o capitalismo, ou seja, eles tiveram uma nova visão da economia, quem mais trabalhava mais teria (livre concorrência)
David Hume criou uma tese dizendo que "propriedade não é natural, e é concedida através do trabalho", mas isso se ia contra, os nobres da época que eram os que mais tinham e eram os que menos trabalhavam.

Principais artistas e suas obras:

John Locke: filósofo inglês e idealista do liberalismo, como filósofo político, o Locke pode ser considerado um precursor do Liberalismo. Principais obras: A filosofia da mente, tabula rasa. Ideias notáveis: Direito a vida e a liberdade.
Adam Smith: Filósofo e economista escocês. É considerado como o pai da economia moderna e o mais importante teórico do Liberalismo Econômico. Principal obra: Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações. Suas ideias exerceram grande influência na burguesia, que queriam acabar com os direitos feudais e do mercantilismo.O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagen. Seus princípio básicos são:

  • "O Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador";
  • "Privatizações";
  • "Abertura Econômica".

Sobre a imagem

Ela mostra que no Liberalismo, o mercado acaba sendo mais priorizado do que o estado.
Fonte da Imagem:
http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2014/08/neoliberalismo.jpeg

Referências

Wikipedia John Locke http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke
Wikipedia Adam Smith http://pt.wikipedia.org/wiki/Adam_Smith
Wikipedia Liberalismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo
USP Liberalismo http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/liberal/
Novíssimo Dicionário de Economia http://sinus.org.br/2014/wp-content/uploads/2013/11/FMI.BMNov%C3%ADssimo-Dicion%C3%A1rio-de-Economia.pdf
Significados Liberalismo http://www.significados.com.br/liberalismo/
Info Escola Liberalismo http://www.infoescola.com/filosofia/liberalismo/http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2014/08/neoliberalismo.jpeg

Autoria do Verbete

Eduardo Mitterer de Souza
Ítalo Schmitz Ebert
Estudantes da turma EMI TAI 2014

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License