Liberalismo
neoliberalismo.jpeg

Liberalismo

Definições:
O Liberalismo tornou-se ideologia da sociedade capitalista. No geral, o Liberalismo é o livre uso, ou seja: liberdade, de eu fazer o que quiser, de vender minha mão de obra para quem eu quiser…
Seus conceitos e princípios básicos são:

  • Liberdade individual
  • Direito à propriedade privada
  • Respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.

Liberalismo Econômico

Definições:
O Liberalismo econômico, foi feito para resolver os desequilíbrios do mercado, e ao coletivismo defendido pelos socialistas, mais afundo o Liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização do liberalismo, que quer que a maioria das decisões econômicas sejam feitas pelos indivíduos e não pelo governo.
As suas teses foram retiradas do individualismo e adotou-se a livre concorrência para combater o mercantilismo, que suas práticas não atendiam as necessidades do capitalismo.
Antes do liberalismo, a sociedade partilhava seus bens pela economia do socialismo e pelo mercantilismo, e com o surgimento do liberalismo, criou-se o capitalismo, ou seja, eles tiveram uma nova visão da economia, quem mais trabalhava mais teria (livre concorrência)
David Hume criou uma tese dizendo que "propriedade não é natural, e é concedida através do trabalho", mas isso se ia contra, os nobres da época que eram os que mais tinham e eram os que menos trabalhavam.

Principais artistas e suas obras:

John Locke: filósofo inglês e idealista do liberalismo, como filósofo político, o Locke pode ser considerado um precursor do Liberalismo. Principais obras: A filosofia da mente, tabula rasa. Ideias notáveis: Direito a vida e a liberdade.
Adam Smith: Filósofo e economista escocês. É considerado como o pai da economia moderna e o mais importante teórico do Liberalismo Econômico. Principal obra: Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações. Suas ideias exerceram grande influência na burguesia, que queriam acabar com os direitos feudais e do mercantilismo.O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagen. Seus princípio básicos são:

  • "O Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador";
  • "Privatizações";
  • "Abertura Econômica".

Sobre a imagem

Ela mostra que no Liberalismo, o mercado acaba sendo mais priorizado do que o estado.
Fonte da Imagem:
http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2014/08/neoliberalismo.jpeg

Referências

Wikipedia John Locke http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke
Wikipedia Adam Smith http://pt.wikipedia.org/wiki/Adam_Smith
Wikipedia Liberalismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo
USP Liberalismo http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/liberal/
Novíssimo Dicionário de Economia http://sinus.org.br/2014/wp-content/uploads/2013/11/FMI.BMNov%C3%ADssimo-Dicion%C3%A1rio-de-Economia.pdf
Significados Liberalismo http://www.significados.com.br/liberalismo/
Info Escola Liberalismo http://www.infoescola.com/filosofia/liberalismo/http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2014/08/neoliberalismo.jpeg

Autoria do Verbete

Eduardo Mitterer de Souza
Ítalo Schmitz Ebert
Estudantes da turma EMI TAI 2014

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License