Judaísmo EMITST2016 B
judaism.jpg

O Judaísmo faz parte de nossa história da religião á anos vem a ser mais conhecida como uma religião mais antiga do mundo 35.000 anos A.C descoberto por Abraão que teve inicio como monoteísta, que tinha crença apenas em Deus, o criador de tudo. Com essa base vem junto o Cristianismo e Islamismo.
Os judeus acreditam que foi Deus que criou o mundo e tudo que nele existem, isso em 7 dias. Acreditam também que os seres humanos foram feitos à semelhança de Deus.
Deus pediu para Abraão lagar o politeísmo e passar a creditar em monoteísta “Apenas em Deus”. Na época era uma religião muito sagrada com fiéis devotos á Deus.

Características

A história do povo Judeu é também uma história de diásporas, ou seja, de exílios.
O Hebraico é usado como Língua Litúrgica nos cultos judaicos assim também na leitura da Torá..
Assim como Deus descansou no sétimo dia da semana da criação, os judeus guardam o sábado como dia de descanso e oração.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.
Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino do mundo.
Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.
Existe nas sinagogas uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nela são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.

trabalho.jpg

Livro Sagrado

Assim, Abraão começou a estudar a Bíblia, que na época era conhecido como “livro sagrado”. Seu nome era Torah. Uma Bíblia Hebraica do antigo testamento. Uma Bíblia Hebraica do antigo testamento.

Ritos

A prática da religião está presente diariamente na vida do judeu. Se estende desde sua alimentação, que é livre de comidas impuras (certas carnes, como a suína, entre outras substâncias).
Outro hábito é a observação do Shabat, ou seja dia do descanso, que vai do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado, celebrado com rezas e leituras na Sinagoga.
Há também a circuncisão dos meninos, que podemos citar com um ritual, realizado aos 8 dias de vida. O Bar Mitzvah, representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( que acontece aos 12 anos de idade ).

Símbolo Sagrado

Estrela de Davi - (chamada de Escudo de Davi), é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de Davi sobre a Terra, e por extensão do futuro Reino Messiânico sobre a Terra.

Kipá: A kipá deve estar sempre sobre nossa cabeça, lembrando que há alguém acima de nós, que nos acompanha e observa nossos atos.

Talit: Acessório religioso em forma de um xale feito de seda, lã ou linho. Tem franjas em suas extremidades . É usado na hora das preces judaicas, principalmente nas primeiras orações feitas pela manhã.

Sobre a imagem

O símbolo da Estrela de Davi é também conhecido como escudo de Davi, também é conhecida por algumas pessoas como Selo de Salomão. Salomão foi filho de Davi e considerado o rei mais rico e sábio de Israel. Este símbolo tem grande valor para os judeus e israelitas. Fazendo parte da bandeira de Israel. Este símbolo é feito por dois triangulos. Porque no alfabeto hebraico o nome "Davi" era composto por tres letras, sendo que uma delas tem uma forma triangular. Por fim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi.

Referências

http://www.suapesquisa.com/judaismo
http://www.significados.com.br/estrela-de-davi/
https://www.google.com.br/search?q=judaismo&espv=2&biw=1440&bih=755&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjxx6DDlPPMAhWEEZAKHZ2dB14QsAQILQ#imgrc=Q-7bbW4Wnz1oqM%3A

Autoria do verbete

Adernei Marcos
Anaiele dos Santos
Carlos Eduardo Ribeiro
Luísa Beatriz Gresele

EMI Estudantes da Turma TST 1° ano

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License