Judaísmo EMITAI2016A
davi.jpg

Origem
O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu, através de Moisés, Davi, Salomão etc. A palavra judeu deriva de Judéia. A religião é chamada ainda de "mosaica", já que se considera Moisés um de seus fundadores. Deus revela-se pelos profetas.

Características
Ligada à história.
Há um Deus único,Deus criou o mundo do nada e cuida dele (Providência).
Deus revela-se pelos profetas. O tempo é linear, progressivo, que se renovam nas festas e no culto.
A circuncisão tem o significado simbólico de um sinal da Aliança outrora firmada entre Deus e Abraão.

Explicação sobre a origem do mundo e do ser humano
Hashem cria o universo logo após isso cria o processo de criação dura 6 dias no 7 ele descansa cria o Adam e Chava- o casal,que são colocados no jardim de Éden. Chava é seduzida pela serpente comer o fruto proibido que Adam também come .Assim são expulso do paraíso e com isso todas as coisas ruins entram no mundo,então nasce Caim e Hevel primeiros filhos deles que vem para a salvação do mundo.

Livro sagrado
A Torá, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio.

Símbolos sagrados
Estrela da Davi

estrela.jpg

A Estrela de Davi (Hexagrama) é representada por uma estrela de seis pontas com dois triângulos sobrepostos; está relacionado com a união de elementos, a saber: o feminino e o masculino, o céu e a terra, dentre outros. 

Menorá

menor%C3%A1.png

É um candelabro de sete pontas que foi construído por Moisés, objeto divino de iluminação, a Menorá é citada muitas vezes na Torá, livro sagrado com leis e mandamentos do Judaísmo.

Divindades
Jeová
A BÍBLIA diz que, Moisés, que havia declarado: “Jeová é o verdadeiro Deus; não há outro além dele.” “Foi a vocês que essas coisas foram mostradas, para que soubessem que Jeová é o verdadeiro Deus não há outro além dele ’’(Deuteronômio 4:35) Jeová é muito superior a quaisquer objetos de adoração, tais como ídolos, humanos deificados, ou seu inimigo, Satanás, o Diabo, “o deus deste sistema”. Em contraste com todos esses, Jeová é, como Jesus o classificou, “o único Deus verdadeiro”. —“Isto significa vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”( João 17:3)

Profetas e personagens importantes
Isaias: considerado o maior profeta do Tanach, o profeta da Justiça.
Jeremias:era sacerdote.
Ezequiel: Filho de Buzi, um sacerdote.
Daniel: Destacado profeta de Jeová, da tribo de Judá.
Oseias: Um dos 12 enviados por Moisés para espiar a Terra da Promessa em 1512 AEC; filho de Num, da tribo de Efraim. Moisés, preferiu chamá-lo de Jeosué, que significa “Jeová" Salvação.
Joel: filho de Petuel.
Amós: começou sua carreira como profeta dois anos antes do grande terremoto que ocorreu no reinado de Uzias.
Jonas: Um profeta da Galiléia.
Miqueias: Forma reduzida de Micael ou Micaías, que significa “Quem é semelhante a Jeová?”

Principais rituais
O principal ritual é a circuncisão de meninos dos 8 aos 10 anos de idade onde representa uma aliança com Deus. E o Bar Mitzah que representa a maturidade religiosa

Visão sobre a morte
Os pensamentos são em reencarnação ate a mortalidade da alma.Mas mesmo assim não a uma crença muito grande em vida após a morte.

Diferentes vertentes
Os 4 principais ramos do Judaísmo são:o Ortodoxo,Conservador,Reformista,Reconstrucionista.
Ortodoxo:é a classificação moderna para vertente tradicional do Judaísmo que defende o estilo de vida baseado na “Halacha”.
Reforma do Judaísmo submete a lei religiosa e os costumes do julgamento humano.
Judaísmo conservador a tradição através da aplicação de novos métodos históricos.
Reconstrucionista é a denominação mais recente no Judaísmo.

Números de adeptos no Brasil e no mundo
Brasil-IBGE 2010-Judaísmo -107,392 adeptos (0,06%)
No mundo:cerca de 15 milhões

Sobre a Imagem

Imagem1: Estrela de Davi
https://www.google.com.br/search?q=estrela+de+davi&espv=2&biw=1600&bih=799&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiIuc-d673MAhVFi5AKHaYNA8EQsAQIKg#tbm=isch&q=menor%C3%A1
Imagem2: Estrela de Davi
https://www.google.com.br/search?q=estrela+de+davi&biw=1600&bih=755&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwj9mvDV7L3MAhUJHJAKHaT-C94Q_AUIBigB#imgrc=TI0gkpEtU76vjM%3A
Imagem3: Menorá
https://www.google.com.br/search?q=menor%C3%A1&espv=2&biw=1600&bih=755&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwittIzr7r3MAhXLiZAKHVCmBOAQ_AUIBigB#imgrc=aUJVybN_b8zhOM%3A

Referências

JUDAÍSMO: In: JUDAÍSMO. Sp: Brasil Escola, 2016. Cap. 0, p. 1. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/religiao/judaismo.htm>. Acesso em: 18 maio 2016.
JUDAÍSMO. In: DICIONÁRIO dos Símbolos: Estrela de Davi, Menorá. Estrela de Davi, Menorá. Br: 7graus, 2008-2016. p. 1. Disponível em: <http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-religiosos/>. Acesso em: 18 maio 2016.

ADORE a Deus. In: MAGNIFIQUE a Jeová como o único Deus verdadeiro. Br: Biblioteca Online, 2000-2016. p. 15-22. Disponível em: <http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102002062#h=2>. Acesso em: 18 maio 2016.

CURTI, R. Monoteísmo e Jesus. São Paulo: Feesp, 1980.
EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.
TEMÁTICA Barsa - Filosofia.
XAVIER, F. C. O Consolador, pelo Espírito Emmanuel. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977.
São Paulo, janeiro de 2013

Autoria do Verbete

Ana Maria da Fonseca
Fernanda Peruzzolo
Joice Cofferri
Kauany Antunes
EMITAI2016A

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License