Judaísmo EMITAI2016A
davi.jpg

Origem
O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu, através de Moisés, Davi, Salomão etc. A palavra judeu deriva de Judéia. A religião é chamada ainda de "mosaica", já que se considera Moisés um de seus fundadores. Deus revela-se pelos profetas.

Características
Ligada à história.
Há um Deus único,Deus criou o mundo do nada e cuida dele (Providência).
Deus revela-se pelos profetas. O tempo é linear, progressivo, que se renovam nas festas e no culto.
A circuncisão tem o significado simbólico de um sinal da Aliança outrora firmada entre Deus e Abraão.

Explicação sobre a origem do mundo e do ser humano
Hashem cria o universo logo após isso cria o processo de criação dura 6 dias no 7 ele descansa cria o Adam e Chava- o casal,que são colocados no jardim de Éden. Chava é seduzida pela serpente comer o fruto proibido que Adam também come .Assim são expulso do paraíso e com isso todas as coisas ruins entram no mundo,então nasce Caim e Hevel primeiros filhos deles que vem para a salvação do mundo.

Livro sagrado
A Torá, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio.

Símbolos sagrados
Estrela da Davi

estrela.jpg

A Estrela de Davi (Hexagrama) é representada por uma estrela de seis pontas com dois triângulos sobrepostos; está relacionado com a união de elementos, a saber: o feminino e o masculino, o céu e a terra, dentre outros. 

Menorá

menor%C3%A1.png

É um candelabro de sete pontas que foi construído por Moisés, objeto divino de iluminação, a Menorá é citada muitas vezes na Torá, livro sagrado com leis e mandamentos do Judaísmo.

Divindades
Jeová
A BÍBLIA diz que, Moisés, que havia declarado: “Jeová é o verdadeiro Deus; não há outro além dele.” “Foi a vocês que essas coisas foram mostradas, para que soubessem que Jeová é o verdadeiro Deus não há outro além dele ’’(Deuteronômio 4:35) Jeová é muito superior a quaisquer objetos de adoração, tais como ídolos, humanos deificados, ou seu inimigo, Satanás, o Diabo, “o deus deste sistema”. Em contraste com todos esses, Jeová é, como Jesus o classificou, “o único Deus verdadeiro”. —“Isto significa vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”( João 17:3)

Profetas e personagens importantes
Isaias: considerado o maior profeta do Tanach, o profeta da Justiça.
Jeremias:era sacerdote.
Ezequiel: Filho de Buzi, um sacerdote.
Daniel: Destacado profeta de Jeová, da tribo de Judá.
Oseias: Um dos 12 enviados por Moisés para espiar a Terra da Promessa em 1512 AEC; filho de Num, da tribo de Efraim. Moisés, preferiu chamá-lo de Jeosué, que significa “Jeová" Salvação.
Joel: filho de Petuel.
Amós: começou sua carreira como profeta dois anos antes do grande terremoto que ocorreu no reinado de Uzias.
Jonas: Um profeta da Galiléia.
Miqueias: Forma reduzida de Micael ou Micaías, que significa “Quem é semelhante a Jeová?”

Principais rituais
O principal ritual é a circuncisão de meninos dos 8 aos 10 anos de idade onde representa uma aliança com Deus. E o Bar Mitzah que representa a maturidade religiosa

Visão sobre a morte
Os pensamentos são em reencarnação ate a mortalidade da alma.Mas mesmo assim não a uma crença muito grande em vida após a morte.

Diferentes vertentes
Os 4 principais ramos do Judaísmo são:o Ortodoxo,Conservador,Reformista,Reconstrucionista.
Ortodoxo:é a classificação moderna para vertente tradicional do Judaísmo que defende o estilo de vida baseado na “Halacha”.
Reforma do Judaísmo submete a lei religiosa e os costumes do julgamento humano.
Judaísmo conservador a tradição através da aplicação de novos métodos históricos.
Reconstrucionista é a denominação mais recente no Judaísmo.

Números de adeptos no Brasil e no mundo
Brasil-IBGE 2010-Judaísmo -107,392 adeptos (0,06%)
No mundo:cerca de 15 milhões

Sobre a Imagem

Imagem1: Estrela de Davi
https://www.google.com.br/search?q=estrela+de+davi&espv=2&biw=1600&bih=799&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiIuc-d673MAhVFi5AKHaYNA8EQsAQIKg#tbm=isch&q=menor%C3%A1
Imagem2: Estrela de Davi
https://www.google.com.br/search?q=estrela+de+davi&biw=1600&bih=755&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwj9mvDV7L3MAhUJHJAKHaT-C94Q_AUIBigB#imgrc=TI0gkpEtU76vjM%3A
Imagem3: Menorá
https://www.google.com.br/search?q=menor%C3%A1&espv=2&biw=1600&bih=755&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwittIzr7r3MAhXLiZAKHVCmBOAQ_AUIBigB#imgrc=aUJVybN_b8zhOM%3A

Referências

JUDAÍSMO: In: JUDAÍSMO. Sp: Brasil Escola, 2016. Cap. 0, p. 1. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/religiao/judaismo.htm>. Acesso em: 18 maio 2016.
JUDAÍSMO. In: DICIONÁRIO dos Símbolos: Estrela de Davi, Menorá. Estrela de Davi, Menorá. Br: 7graus, 2008-2016. p. 1. Disponível em: <http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-religiosos/>. Acesso em: 18 maio 2016.

ADORE a Deus. In: MAGNIFIQUE a Jeová como o único Deus verdadeiro. Br: Biblioteca Online, 2000-2016. p. 15-22. Disponível em: <http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102002062#h=2>. Acesso em: 18 maio 2016.

CURTI, R. Monoteísmo e Jesus. São Paulo: Feesp, 1980.
EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.
TEMÁTICA Barsa - Filosofia.
XAVIER, F. C. O Consolador, pelo Espírito Emmanuel. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977.
São Paulo, janeiro de 2013

Autoria do Verbete

Ana Maria da Fonseca
Fernanda Peruzzolo
Joice Cofferri
Kauany Antunes
EMITAI2016A

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License