Islamismo I
rghjghkgjk.jpg

Origem
O Islamismo não é uma religião considerada nova, ele surgiu por volta de 600 d.C. Originou-se na cidade de Meca (atual Arábia Saudita). Teve inicio através de um pequeno mercador chamado Maomé. Maomé nasceu aproximadamente no ano de 570 d.C, ele é descendente de Ismael filho de Abdala e Amina, seu pai faleceu um pouco depois do seu nascimento, em uma guerra, deixando de herança 5 camelos e 1 escrava.
Quando Maomé tinha 6 anos sua mãe morreu. Então estava órfão e começou a viver com sua avó Abdu L'Muttalib que morreu dois anos depois. Ele começou a ser cuidado pelo seu tio paterno Abu Talib. Maomé não herdou nada pois era menor de idade, tendo assim uma infância difícil sendo até analfabeto. Com 12 anos começou a viajar com seu tio e virou um comerciante. Em uma dessas viagens um monge falou que ele seria um profeta.
Então virou pastor e casou-se com uma mulher mais velha (Khádidja) aos 25 anos. Em um de seus retiros espirituais Maomé relatou que recebeu a palavra divina através do anjo Gabriel, que lhe revelou existência de um único Deus (chamado Alá), criador do mundo e juiz de todos os homens. Para atingir o paraíso os homens deveriam amar a esse Deus com sinceridade absoluta, a ele dirigissem suas preces diárias e praticassem caridade por toda a sua vida.
A palavra árabe “íslã” significa "submissão". Percebe-se através do significado, que o homem deve se entregar à Deus e se submeter a sua vontade.

Muçulmano, Islâmico ou Árabe?
Islâmico é o termo usado que se refere aos seguidores do Islamismo, muçulmanos é apenas um sinônimo de islâmico, e árabe é uma etnia de um povo que habita principalmente o Oriente Médio e o norte da África.

Os cinco pilares do Islamismo
As obrigações religiosas dos muçulmanos são consideradas "os cinco pilares":

  • Fé: "Não há mais Deus que Alá e Maomé é o enviado de Alá", esse credo é dito várias vezes ao dia pelos muçulmanos;
  • Oração:Orar diariamente a Deus, com o corpo voltado para Meca;
  • Caridade:Realizar obras de caridade, que na maior parte das vezes é uma taxa ou imposto formal sobre a riqueza e propriedade;
  • Jejum: Realizado durante o Ramadã (em um mês de 29 ou 30 dias do calendário lunar do Islã). O Corão proíbe os muçulmanos de comerem porco, por ser um animal considerado impuro,e ingerir bebidas alcoólicas;
  • Peregrinação: Todo muçulmano adulto, com condições financeiras e em um estado de saúde bom, deve pelo menos uma vez na vida realizar uma peregrinação até Meca(Arábia Saudita).

Explicação sobre a origem do mundo e do ser humano
No Corão consta que Alá criou o céu e a terra em seis longos períodos de tempo, ou seis dias. O primeiro homem a ser criado foi Adão, a partir deste que a raça humana cresceu e se multiplicou, descendendo de Adão e Eva.

Livro Sagrado
O livro sagrado no Islã é o Corão.O Corão é considerado pelos muçulmanos a palavra literal de Alá - Deus, em árabe -, revelada ao longo de 22 anos a Maomé. O livro tem 114 capítulos ou surahs (suratas) e 6236 ayats (versos) e foi escrito para ser recitado - Corão significa "recitação" ou "leitura". Não se trata de um relato religioso, mas de um código de leis que deve reger a vida em todas as áreas.

Símbolo sagrado
O símbolo sagrado do islamismo é a Lua Crescente com Estrela, na qual, representa a renovação da vida e da natureza (os islâmicos seguiam um calendário lunar). Este símbolo sagrado possui várias interpretações, para alguns simboliza o casamento ,a união da lua com a estrela D’alva, e para outros as pontas da estrela significa os cinco pilares do Islã.

srhkjdtghkhfjl.jpg

Principais Rituais

  • Nascimento

No nascimento falam no ouvido do nascido Azán no lado direito e Iqámah no ouvido do lado esquerdo. Que significaria "Deus é grande". Depois precisam fazer o Tanik que significa mastigar um pedaço doce como açúcar. A cabeça é raspada como símbolo de pureza.

  • Circuncisão

É um ritual feito para simbolizar o pacto entre Deus e os humanos. Pode ocorrer em uma criança dos os oito dias até os dez anos de idade.

  • Casamento

Os casamentos muçulmanos são quase sempre arranjados pelos pais visando o melhor parceiro para sua filha. O Corão permite que um homem tenha até quatro esposas, mas muitos casamentos são monogâmicos. O noivo deve pagar um valor pela noiva.

  • Morte

Quando um muçulmano morre, o seu corpo (que é enterrado o quando antes em sinal de respeito ao falecido) é deposto num túmulo simples marcado por um monte de terra.

  • Dia de Ashura

O dia da Ashura é o décimo dia do Muharram, marcando o auge da reflexão do Muharram. É comemorado pelos muçulmanos (xiitas) como o dia do martírio de Husayn ibn Ali.

Grupos Extremistas
''Os extremistas islâmicos podem ser considerados grupos que se opõem à paz'' (FREITAS,

  • Al-Qaeda: Se originou no Afeganistão em 1988, atua no Afeganistão, Paquistão, Quênia, Síria, Índia e Somália, tem como objetivo combater a influência ocidental nos países muçulmanos, seu principal atentado foi nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001;
  • Estado Islâmico: Se originou no Iraque e na Jordânia em 1999, atua no Iraque, Líbia e Síria, o Estado Islâmico assusta tanto pelo avanço militar quanto pelos brutais assassinatos cometidos contra reféns e cidadãos vistos como inimigos do regime.

Números de adeptos no Brasil
Só no Brasil, estima-se que há aproximadamente 1,5 milhão de muçulmanos.De acordo com o IBGE, entre os anos de 2001e 2011, o número de convertidos ao Islã teve crescimento de 25% na nação.

Número de adeptos no mundo
O Islamismo é uma das religiões que mais vem crescendo nas ultimas décadas, agrega aproximadamente um quarto da população mundial, cerca de 1 bilhão e 500 milhões de mulçulmanos ou seja 25% da população mundial pertence a religião islâmica. Maior parte de seus adeptos estão localizados ao norte da África e na Ásia

Sobre a imagem

A imagem faz referência a Meca, um dos lugares mais sagrados para os muçulmanos, onde eles vão para orar e cumprir com suas obrigações perante o Islamismo, em Meca localiza-se a Kaaba, que para os muçulmanos é o único local tocado pelas forças celestes em toda a Terra. Segundo a tradição, Meca foi feita por descendentes de Ismael, primeiro filho de Abraão. Ela foi também o berço da religião islâmica, onde Maomé nasceu e foi enterrado.

Referências

Folhapress. Muçulmanos já são 22,9% da população. 2009. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/muculmanos-ja-sao-229-da-populacao-bxm6a0fwt6yhuyysbzyxgp3ri>. Acesso em: 30 jun. 2015
BARDINE, Renan. Origens do Islamismo. 2015. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/geografia/origens-do-islamismo>. Acesso em: 30 jun. 2015.
MARAIAL, Kelbian. Características do islamismo. 2015. Disponível em: <http://brainly.com.br/tarefa/2319039>. Acesso em: 30 jun. 2015.
Sgnificados. Significado de Xiita. 2011. Disponível em: <http://www.significados.com.br/xiita/>. Acesso em: 30 jun. 2015.
BRITO, Henrique de. Como surgiu o mundo Islamista. 2009. Disponível em: <https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090225104923AARphSP>. Acesso em: 30 jun. 2015.
ARTUR, Ana; MOURÃO, Diana; SILVA, Gil; ARTUR, Emília. Islamismo. 2007. Disponível em: <http://areligiao.blogs.sapo.pt/3312.html>. Acesso em: 30 jun. 2015.
Wikipédia. Profetas do islão. 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Profetas_do_islão>. Acesso em: 30 jun. 2015.
Nosso Templo. Islamismo: Rituais. 2015. Disponível em: <http://www.nossotemplo.com.br/islamismo_rituais.htm>. Acesso em: 30 jun. 2015
Dicionário de Símbolos. Símbolos Religiosos. 2008. Disponível em: <http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-religiosos/>. Acesso em: 30 jun. 2015.
EENI. Os cinco pilares do Islã. Disponível em: <http://pt.reingex.com/Islam-Pilares.shtml>. Acesso em: 30 jun. 2015.
Super Interessante. Corão ou Alcorão. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/corao-ou-alcorao>. Acesso em: 30 jun. 2015.
GIRALDI, Renata. Islamismo tem cerca de 1,5 milhão de adeptos no Brasil. 2010. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2010-04-21/islamismo-tem-cerca-de-15-milhao-de-adeptos-no-brasil>. Acesso em: 30 jun. 2015.
ARAÚJO, Felipe. Islã no Brasil. 2006. Disponível em: <http://www.infoescola.com/islamismo/isla-no-brasil/>. Acesso em: 30 jun. 2015
FREITAS, Eduardo. Extremistas islâmicos. 2015. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/geografia/extremistas-islamicos.htm>. Acesso em: 16 jul. 2015

Autoria do verbete

Amanda Zagonel
Marciano Victor Biava
Maria Clara Barreto

Estudantes da turma EMITST 2015

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License