islamismo EMITST2016 A

Islamismo

simbolos-religiosos-3_xl.jpeg

A religião

o Islamismo é uma religião monoteísta, que é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé. Assim com algumas religiões cristãs, o Islamismo também prega a crença no dia do juízo final, com sua divisão entre os justos, que vão para o paraíso, e os maus, que queimaram no fogo do inferno.
A palavra islã significa submeter-se e expressa a obediência as leis e aos mandamentos de Alá. Atualmente, o islamismo é a religião que mais se expande no mundo, presente já em mais de 80 países, já é a segunda maior religião do mundo.Seus seguidores já ultrapassam a casa dos 1.2 bilhões, com grande parte de seus discípulos localizada nos países árabes do Oriente Médio e do Norte da África.
Maomé nasceu em Meca, no ano 570 d. C. Ele começou sua pregação aos 40 anos, na região atualmente conhecida como Arábia Saudita. De acordo com a tradição, o anjo Gabriel lhe mostrou a existência de um só Deus.
Os muçulmanos formam basicamente dois blocos maiores –Sunitas e Xiitas. Os primeiros subdividem-se em Hanafitas, Malequitas, Chafeitas e Hambanitas. Eles são herdeiros da tradição de Maomé, que teve continuidade nas mãos de seu tio All-Abbas. Já os Xiitas são discípulos de Ali, marido de Fátima, filha do Profeta; consideram-se os sucessores espirituais de Maomé.

Fontes de orientação

O livro sagrado do islamismo é o alcorão, seus preceitos são considerados verdades absolutas, e este é composto por 114 suras (capítulos). Outra fonte de estudos e orientação são os princípios que partem dos ditos e feitos do Profeta, dos ahadith, contidos na Suna.

suna.jpg

Curiosidades
Os fiéis do Islamismo tem como obrigações:
Orar cinco vezes ao dia, voltados para a cidade de Meca;
Não exercer a adoração a imagens;
Visitar Meca pelo menos uma vez na vida.
Meca e Medina são consideradas cidades sagradas para os muçulmanos, pois em Meca Maomé nasceu, e em Medina o profeta edificou sua primeira mesquita.
Os muçulmanos realizam suas cerimônias religiosas dentro de templos chamados de mesquitas.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License