Hortelã
images.jpg


A hortelã, que também pode ser chamada de hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, e hortelã-dos-temperos. A planta é utilizada desde a antiguidade, foi usada por egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, e durante o século IX foi introduzida na Europa. Existem várias espécies de hortelã, as mais conhecidas são:

  • Hortelã pimenta (Mentha piperita)
  • Hortelã verde (Mentha spicata)
  • Poejo (Mentha pulegium)
  • Hortelã Crespa (Mentha crispa)
  • Hortelã doce (Mentha arvensis)
  • Hortelã Romana (Balsamite major/Chrysanthemum balsamite)
  • Gatária (Nepeta gataria L.)

Essas plantas se desenvolvem bem em solos ricos em húmus e umidade mas são encontradas em todo o mundo devido a sua resistência à várias condições climáticas. Os compostos presentes são a Tiamina, Riboflavina, Niacina, Carvona, Mentona, Mentofurano, Pulegona, Mentol, Vitaminas B6, B12, vitamina A e D (D2 + D3).

Indicações de uso medicinal (ações)

Reduz contrações musculares involuntárias, evita vômitos, eliminador de gases intestinais, estomáquica (favorece a digestão), elimina vermes intestinais, alivia palpitações e tremores nervosos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração.

Medicamentos feitos a partir da planta:

Endorus: Também um fitoterápico feito da planta Hortelã-pimenta, ou Mentha piperita, que tem a função de antiespasmódico e alívio das cólicas, pois relaxa a musculatura lisa do intestino.

rem%C3%A9dio-endorus-para-aliviar-as-c%C3%B3licas-do-beb%C3%AA2.jpg

Receitas caseiras:

Loção de hortelã para acabar com a oleosidade do cabelo:
Ingredientes:

  • 1 maço de hortelã;
  • ½ litro de água.

Modo de fazer : Coloque no liquidificador todos os ingredientes,em seguida bata a água e as folhas de hortelã lavadas, e coe. Lave o cabelo retire o excesso da água com uma toalha e aplique a loção com um chumaço de algodão diretamente no couro cabeludo, antes de dormir, e não enxágue. Use apenas uma vez por semana.

(Arquivo da internet.)

Sobre a imagem

Folhas de hortelã da espécie Mentha piperita.
Fonte da imagem: http://hortas.info/como-plantar-hortel%C3%A3

Referências

Hortelã-verde. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hortel%C3%A3-verde Acesso em: 11 agos 2015

Relatório básico: hortelã, fresco. Disponível em: http://www2.unifesp.br/dis/servicos/nutri/public/alimento/nutriente/id/02065 Acesso em: 11 agos 2015

Herbario Aquiléa. Disponível em: http://www.cotianet.com.br/eco/herb/hort.htm Acesso em: 11 agos 2015

Cultivando. Disponível em: http://www.cultivando.com.br/plantas_medicinais_detalhes/hortela.html Acesso em: 11 agos 2015

Receita Caseira Para Acabar com a Oleosidade. Disponível em: http://adrianeboneck.com.br/receita-caseira-locao-de-hortela-para-acabar-com-a-oleosidade/ Acesso em: 11 agos 2015

Autoria

Ana Laura Mardula
Estudante da turma EMITST 2015.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License