Hinduísmo I
om6.jpg

O Hinduísmo é uma religião que surgiu da união dos arianos com os primitivos do vale do rio Indo, na Índia, aproximadamente em 1500 a.C. Originou- se das lendas populares, da reflexão de filósofos e de ensinamentos de distintos textos sagrados. No início, o estudo limitava- se aos Vêdas (textos sagrados hindus), sendo o Vedismo. Com o surgimento das castas, o Vedismo passou a ser exercido pelos brâmanes (sacerdotes), e passou a ser chamado de Brahmanismo ou Brahmanismo Vêdico. Depois, se tornou o atual Hinduísmo.
O Hinduísmo não é fundamentado em nenhum livro em particular, nem em um único profeta ou mestre. Ensina o ideal de libertação para todos, através do princípio eterno, que equilibra o Universo e as manifestações da vida e que há por detrás do que é breve.
O Universo surgiu com a respiração de Brahman, que cria e destrói com os movimentos de expiração e inspiração. Essa explicação sobre a origem do mundo e do ser humano originou- se da Teogonia Védica do Hinduísmo.
Os Vêdas são os livros sagrados. São quatro obras, no idioma vêdico. Inicialmente, os Vêdas eram transmitidos oralmente.

Símbolos sagrados

  • Om: É o símbolo sagrado mais relevante do Hinduísmo. É integrado por três letras sânscritas (língua clássica da Índia Antiga), que fazer o som “Om”. É formado pela conjugação dos símbolos que equivalem aos cinco elementos da natureza: terra, água, ar, fogo e éter. Representa o Brahman.
  • Suástica: Se assemelha ao símbolo nazista, e simboliza a natureza infinita de Brahman.
  • Flor de lótus: Significa crescimento e pureza espiritual.
  • Trishula: Significa “lança trifurcada”. É tridente, e cada ponta de sua lança tem um significado, sendo as três qualidades da matéria: “a inércia ou a existência”, “o movimento ou o firmamento”, “o equilíbrio ou as trevas”. É a arma que Shiva utiliza para dizimar a ignorância das pessoas.
  • Yantra: É um diagrama geométrico, semelhante a uma mandala, usado como instrumento de visão do oculto, que representa o Universo. Geralmente tem um mantra registrado.

Divindades

O Hinduísmo é uma religião politeísta, ou seja, há crença em vários deuses. Os principais deuses são:

  • BRAHMA: É o principal deus do Hinduímo, e o primeiro deus da trindade hindu. É o criador.
  • VISHNU: É o segundo deus da trindade hindu, o conservador da criação.
  • SHIVA: É o terceiro deus da trindade hindu, o destruidor, que destrói para renovar.
  • AGNI: É o deus do fogo, e protege todos que o invocam.
  • GANESHA: É o deus da sabedoria, e afasta todos os obstáculos do caminho.
  • SARASWATI: É a esposa de Brahma, a deusa da sabedoria e da música.

Principais Rituais

A maioria dos hinduístas praticam rituais religiosos todos os dias. Costumam conservar um altar de adoração a seus deuses dentro de casa, e frequentam templos. Além dos rituais diários, existem outros.

NASCIMENTO: O bebê hindu é ritualmente lavado e é escrita, com mel, a palavra sagrada “Om” em sua língua.
CASAMENTO: A cerimônia pode durar até doze dias, com festas, danças e rituais. O principal ritual acontece a noite, quando o casal dá sete passos em volta de um fogo sagrado, simbolizando um aspecto do casamento.
MORTE: O corpo é cremado em uma fogueira aberta e os ossos são jogados na água para a purificação e a libertação do espírito.

Os Hinduístas crêem na reencarnação. Nossa alma se liga ao mundo por meio de atitudes, palavras e pensamentos. Quando morremos ocorre a transmigração, e a alma passa para o corpo de um animal ou pessoa. Quando não atingimos a libertação final, passamos por mortes e renascimentos, e só saímos quando atingimos a iluminação.
O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo, possui cerca de 750 milhões de fiéis que em sua maioria vive na Índia. Não tem um fundador, possui crenças e filosofias originárias de distintos povos e culturas.

Sobre a imagem

A imagem representa o símbolo sagrado “Om”, que é considerando como o mais relevante do Hinduísmo. Há uma junção de símbolos (letras sânscritas) que correspondem aos cinco elementos da natureza: terra, água, ar, fogo e éter. Símbolo muito usado em rituais religiosos.

Referências

BARBOSA, Arione. Kromo-ssomos. Disponível em: <http://kromo-ssomos.blogspot.com.br/2010/12/simbolos-importantes-do-hinduismo.html >. Acesso em: 12 jul 2015.
BASTOS, Roberto. Gosto de Ler. Disponível em: <http://www.gostodeler.com.br/materia/18254/A_cria%C3%A7%C3%A3o_do_Un.html >. Acesso em: 12 jul 2015.
BBC. Disponível em : <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2003/030407_religiaohinduismo.shtml>. Acesso em: 12 jul 2015.
Casa do Bruxo. Disponível em: <http://www.casadobruxo.com.br/religa/hinduismo.htm>. Acesso em: 12 jul 2015.
GOMES, Luis. Artes e Saberes do Oriente/ Ocidente. Disponível em: <http://luxmagoici.blogs.sapo.pt/2711.html >. Acesso em: 12 jul 2015.
GTB. Disponível em: <http://manualdoturista.com.br/o-hinduismo/ >. Acesso em: 12 jul 2015.
Hinduísmo. Disponível em: <https://learnabouthindus.wordpress.com/2010/07/15/rituais-e-comemoracoes/ >. Acesso em: 12 jul 2015.
NASCIMENTO, Carolina. Época. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG65777-5856,00-SAIBA+COMO+A+MORTE+E+VISTA+EM+DIFERENTES+RELIGIOES+E+DOUTRINAS.html>. Acesso em: 12 jul 2015.
Nosso Templo. Disponível em: <http://www.nossotemplo.com.br/hindu_rituais.htm >. Acesso em: 12 jul 2015.
SERAPH. Para além do visível. Disponível em: <http://paraalemdovisivel.blogspot.com.br/2011/10/caracteristicas-do-hinduismo.html>. Acesso em: 12 jul 2015.
Trabalhos Feitos. Disponível em: <http://www.trabalhosfeitos.com/perfil/guibf-62568011/>. Acesso em: 12 jul 2015.
Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vedas>. Acesso em: 12 jul 2015.

Autoria do verbete

Ana Laura Mardula
Flavia Susin
Letícia Gomes

Estudantes da turma EMITST 2015

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License