Hinduísmo EMITAI2016B
download%20%281%29.jpg

Como a maioria das Religiões tem divindades os Hindus tem 3:

Brahma:é o supremo deus, pois foi dele que tudo surgiu. O primeiro dos três grandes deuses. Nasceu de um ovo dourado que com seu pensamento se dividiu em dois dando origem ao céu e a Terra

imagem%20trab%20de%20his.jpg

Vishnu:um dos três maiores deuses . É o conservador da criação . É o deus mais adorado , possui 7 encarnações ( Os sete avatares de Vishnu).

download.jpg

Shiva:é o terceiro dos três maiores deuses . Ele é o destruidor ( que destrói para renovar).

czxfafda.jpg

Rituais

Nascimento:quando um bebê hindu nasce a palavra sagrada "OM" é gravada em sua língua com mel.(“OM tudo oque existe esta dentro de OM”)

Casamento:o principal ritual de casamento hindu acontece a noite. O casal anda em volta de uma fogueira sagrada dando sete passos.

Morte:os hindus são cremados em uma pira aberta que é acessa pelo filho mais velho do falecido.

Visão sobre a morte

Em toda a cultura/religião há uma visão sobre oque acontece depois que nós morremos,Para o povo hindu isso é um processo onde acontece o nascimento a morte e o renascimento. Eles queimam o corpo do falecido para que a alma viva em paz.

A trajetória que a alma seguirá é decidida a partir das sua ações na Terra (Carma).

A libertação final da alma determina o fim do ciclo da morte

Número de adeptos no mundo

É a terceira maior religião em número de adeptos hoje no mundo, a maioria na Índia . São 750 milhões de adeptos no mundo.

Origem do Hinduísmo

Diferente de outras religiões, o hinduísmo não possui nem fundador nem
organização.
O hinduísmo é uma filosofia reúne tradições culturais, valores e crenças vindas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história.
Na primeira fase, chamada de Hinduísmo Védico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (deus do céu, deus supremo) que gerou outros deuses. Na segunda fase, a partir de adaptações de outras religiões, surgiu o Hinduísmo Bramânico que cultuava a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora).

Livro Sagrado

Vedas a “bíblia” dos hindus é resultado de anos de “falatório” contado de geração para geração, ao longo dos séculos, sendo assim coletadas e organizadas.
Vedas pode ser divididos em 4 partes: O Rig-Veda = "Saber dos hinos" Hinos consagrados aos deuses, surgiu entre 1700 e 1200 a.C. Sama-Veda = "Saber dos cânticos" Manual para quem canta nos sacrifícios. Yajur-Veda = "Saber das fórmulas sacrificatórias". Coleção de textos para sacrifícios.
Atharva-Veda = "Saber do sacerdote de fogo": Uma coleção de textos e rituais mágicos e ocultos, não sacerdotais.

bffgn.png


Sistema de Castas

Entre os hindus existe um sistema de classificação muito antiga e fortemente estruturado. Os Varnas, em português chamado de “castas”.

Brâmanes, a elite: sacerdotes, poetas, sábios. Kshatriyas (Xátrias): Governantes, reis, guerreiros.
Vaishyas (Vaixás) Comerciantes, agricultores.
Shudras (Sudras) Os súditos, criados, trabalhadores. Aproximadamente metade da população da Índia, 500 milhões.
Dalit (Intocáveis) Ou como "párias", são evitados, insultados, proibidos de frequentar locais públicos, ou até mesmo são queimados e estuprados.
Não é possível mudar de varna, ou deixar de ser um dalit. Cada uma tem suas própias regras de conduta e de prática religiosa.

Sobre as imagems

A primeira imagem é um símbolo do ritual da Relegião/Cultura, nessa imagem percebe-se que existe 4 símbolos, o ar, a água, o fogo, e o éter.

Fontes das imagems

Deyvid Aleksandr Raffo Setti. - CANTELE, Bruna Renata. Historia dinâmica antiga e medieval: 7ª série. São Paulo: IBEP, 1989? p. 79.

http://2.bp.blogspot.com/-wmg8HjugQ9w/U9FOxu3vozI/AAAAAAAAZ_c/EUS979BaVOI/s1600/aum.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-obaP7jFWEoM/Uk2p3rsersI/AAAAAAAACmY/6u3tBd-aUGM/s640/vishnu_paramatma_by_vishnu108-d4n8hjb.gif

Referências

http://hinduismonobrasil.blogspot.com.br/

http://brasilescola.uol.com.br/religiao/hinduismo.htm

http://filosofiaimortal.blogspot.com.br/2015/01/deuses-indianos-significado-e-simbolismo.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_castas_da_%C3%8Dndia

Autoria do verbete

Gabriel Miotelli
Guinter Davi Stricker
Yurlan Augusto Camargo

EMITAI2016B

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License