Guaco
folhas%20de%20guaco.jpeg

Os nomes comuns dados à Mikania glomerata Spreng são: guaco, Guaco-de-cheiro, guacoliso, erva de cobra, cipó caatinga e coração de Jesus.

Origem
Originário da América do Sul (sul do Brasil), habita as regiões sul e sudeste do Brasil, nas matas e cerrados, mas serve bem para o cultivo doméstico.

Características
Planta trepadeira, com muitos ramos, que chega a atingir 2m de altura. Suas folhas são verdes, com forma de coração. As flores são pequenas e amarelas, e cheiram a baunilha. Leva aproximadamente 6 meses para o guaco crescer.

Compostos presentes
Óleo essencial, taninos, saponinas, substância amarga (guacina), cumarinas, guacosídeo.

Propriedades do guaco
As propriedades do guaco incluem ação dilatadora de brônquios, anti-séptica, antifebril, antiasmática, sudorífica (ajuda na transpiração), antirreumática e cicatrizante.

Indicações de uso medicinal
É ultilizada contra o reumatismo. Em forma de xarope, é indicado para tosse, gripe, rouquidão, infecção na garganta e bronquite. Também pode ser utilizado contra mordidas de cobra, na cicatrização de machucados e como calmante.

Benefícios diferentes do guaco
As folhas aliviam os sintomas de reumatismo e varizes. Basta esfregá-las nos locais doloridos. Bochechos com guaco ajudam a evitar a cárie e a placa dental bacteriana.
Os índios da América do Sul, amassavam as folhas frescas de guaco para afugentar e/ou amenizar as picadas de cobras, escorpiões e outros animais peçonhentos, esfregando-as no corpo. Existe também a tradição de utilizar as folhas frescas e novas (pois as folhas emitem um aroma intenso e agradável) para espantar serpentes.

Medicamentos feitos a partir da planta ou de seus compostos
Guaco ec, Guacoplex, Mel com própolis e Guaco, Peitoral martel, Melatossil, Progemel, Aglix, Guacoflus.

guacoplex.png

Responsável por auxiliar no tratamento de afecções do trato respiratório, como expectorante e broncodilatador. Provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratório, fazendo do guaco um auxiliar no tratamento de tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.
Este medicamento é contra indicado por portadores de hemofilia, menores de 2 anos, durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica. Este medicamento possui açúcar, portanto deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Reação comum (1 em cada 10 pessoas que utilizam o produto): náuseas, vômito, dores de cabeça e aumento da pressão arterial.
Reação rara (1 em 100 pessoas que utilizam o produto): Pacientes com problemas hepáticos podem apresentar toxicidade com o uso prolongado do fitoterápico.
O guaco não deve ser empregado simultaneamente com anticoagulantes, pois as cumarinas podem potencializar seus efeitos e antagonizar o da vitamina

RECEITA DE CHÁ DE GUACO

INGREDIENTES
2 folhas de guaco para cada xícara de chá.
1 colher de açúcar por xícara.
MODO DE PREPARO
Coloque 2 folhas de guaco, 1 colher de açúcar dentro de uma xícara e acrescente agua fervendo na proporção em que você desejar, ao final tampe a xícara por 10 minutos.
(Receita disponibilizada por Terezinha, mãe de Laura)

Referências

SUMI, Adriana. Cria saúde: Guaco. Disponível em <http://www.criasaude.com.br/N5141/fitoterapia/guaco.html> . Acesso em 15 de agosto de 2015.
BALVÉ, Cecilia Alice. Plantas medicinais de uso popular: atlas farmacognóstico. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?id=bETNZmXh6vIC&pg=PA120&lpg=PA120&dq=carnoso-cori%C3%A1ceas&source=bl&ots=5Ie8z1XUD4&sig=cCWoN49P8RUVp4x153u_xUsTIAM&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CCkQ6AEwAmoVChMIh4r4pIOkxwIVxReQCh0NNg2N#v=onepage&q=carnoso-cori%C3%A1ceas&f=false>. Acesso em 15 de agosto de 2015.
Cultivando. Guaco. Disponível em: <http://www.cultivando.com.br/plantas_medicinais_detalhes/guaco.html>. Acesso em 26 de agosto de 2015.
Wikipedia. Guaco. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaco>
Acesso em 26 de agosto de 2015.
CARDOSO, Erica. Guaco. Disponível em < http://www.tuasaude.com/guaco/>. Acesso em 15 de agosto de 2015.
Receita natural. Guaco - propriedades medicinais. Disponível em:
<http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/guaco-propriedades-medicinais/>. Acesso em 26 de agosto de 2015.
LOSANA. Os Benefícios do Guaco. Disponível em: <http://www.receitasdemae.com.br/receitas/os-beneficios-do-guaco/>. Acesso em 15 de agosto de 2015.
Jardim de fores. Guaco, o bom do inverno.Disponível em: <http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/ervas2.html>. Acesso em 26 de agosto de 2015.
FERNANDES, Glauco. Guacoplex. Disponível em:
<http://www.drogariasnissei.com.br/BACKOFFICE/Uploads/Bula/7896202501307.pdf>
Acesso em 26 de agosto de 2015.

Referências de imagens

http://static.tuasaude.com/img/posts/2014/02/eed81ffbe091592757737aa018779790.jpeg
http://vitamed.com.br/images/products/thumbs.php?arquivo=631.jpg&largura=200&altura=200

Autoria

Cecília, Laura, Cecília
Estudantes da turma EMITAI 2015

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License