Fisiocracia
Sem%20t%C3%ADtulo.png
  • Fisiocracia foi a primeira escola de economia cientifica, fundada no século 18 com um sistema econômico visto como um organismo regido por leis inerentes ao cosmo, em que foi desenvolvida a ideia de que a terra era a única fonte de riqueza. Tem origem a partir das palavras gregas “fisios”(natureza) e “kratio”(governo), gerando a expressão “governo da natureza”.

Com tal conceito em mente, os fisiocratas desenvolveram a ideia central de governo da natureza e de liberdade de ação, em oposição às complexas regras governamentais que comandavam o mercantilismo.

  • A escola fisiocrática formulou pela primeira vez uma teoria simples e lógica, a teoria do liberalismo econômico.

Mudando o centro de análise do comércio para a produção, os fisiocratas criaram a noção de produto líquido, sustentando que apenas a natureza tem a capacidade de produzir algo novo e que as demais atividades como o comercio e a indústria, mesmo sendo necessárias, não fazem nada além de transportar ou transformar os produtos da terra. Dividia-se a sociedade em três classes: os produtores (agricultores), os proprietários de terra (nobreza e clero) e as classes estéreis (demais cidadãos).

  • Os fisiocratas perceberam que havia uma circulação de renda entre as classes onde os agricultores e produtores compravam produtos dos demais para depois venderem suas produções fazendo um giro de capital. Pensavam que tal processo não passava da ordem natural regida por normas imutáveis e toda a intervenção do estado era condenável quando não se limitava a garantir a ordem. Por isso, defenderam a mais ampla liberdade econômica e lançaram a frase celebre máxima de tal liberalismo: laissez-faire, laissez-passer (deixar a fazer deixar passar).
  • Propuseram a substituição de todos os impostos por apenas um imposto que seria cobrado sobre a propriedade, tendo em vista que essa seria a única fonte de riqueza. Dessa forma, o pagamento recaía apenas aos proprietários, livrando os demais do peso dos impostos o que facilitaria a circulação da renda. Durou apenas trinta anos e foi uma ciência econômica aplicada apenas na França.

Sobre a imagem

  • François Quesnay foi o principal representante dos fisiocratas ao qual se juntaram o ministro Turgot, o marquês de Mirabeau e Du Pont de Nemours, aos quais exerceram grandes influências sobre Adam Smith mesmo sendo criticado per este e por toda escola clássica.
  • Fonte da imagem:

__http://en.wikipedia.org/wiki/Adam_Smith__

Referências

__http://sinus.org.br/2014/wp-content/uploads/2013/11/FMI.BMNov%C3%ADssimo-Dicion%C3%A1rio-de-Economia.pdf__

__http://www.infoescola.com/economia/fisiocracia/__

Autoria do verbete

Willi Arenhart
Rafael Pratto
Estudantes da turma EMITAI2014

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License