Estado Nacional
rei%20sol.jpg

O Estado Nacional teve início na Europa durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV). Foi uma nova forma de organização da sociedade que favoreceu principalmente os monarcas, pois com o Estado Nacional o monarca não precisava mais obedecer o estado regional e tinha com isso mais controle de seu território. Porém isso favoreceu o absolutismo, devido a grande autoridade que o monarca podia impor sobre seu território, sem a necessidade de responder a uma força maior como o estado regional ou mesmo a religião.
Estado Nacional, interessava à burguesia, no sentido de acabar com os obstáculos deixados pelo feudalismo relacionados ao comércio como, pedágios, pesos, medidas, moedas, impostos e leis diferentes. Era perceptível que essa unificação somente seria possível com a centralização do poder, sendo assim a burguesia aliou-se ao rei fornecendo-lhe capital, dando assim força econômica e militar para que surgissem os Estados Nacionais.
O primeiro Estado Nacional foi Portugal em 1140, resultado da conquista cristã da península ibérica.

Formação do Estado Nacional francês

Na França o Estado Nacional teve como forte aliado a igreja católica, por exemplo o absolutismo francês se justificava pelo direito divino. Apesar dela criticar o feudalismo, a monarquia utilizava alguns princípios daquele sistema quando lhe era favorável , por exemplo no juramento de fidelidade e lealdade. Com a vitória na guerra dos cem anos, a França consolidou a centralização do poder.

Sobre a Imagem

Luís XIV da frança ”rei sol”
Ele foi o autor da famosa frase “o Estado sou eu” que retrata o absolutismo
que o Estado Nacional acabou projetando sobre a sociedade da época.
Fonte da Imagem:
www.infoescola.com/historia/estados-nacionais/

Referências

http://www.infoescola.com/historia/estados-nacionais/. Acesso em 12/04/2015.
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1366-10828-,00.html. Acesso em 12/04/2015.

Autoria Do Verbete

Halyson R. Rabuski Jr.
Cassio Giusti
Gabriel A. Wolfart
Estudantes da turma EMITAI 2014

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License