Erva-doce
solu%C3%A7%C3%A3o-natural-para-gases1.jpg

A erva-doce é uma planta herbácea com tamanho entre 30 a 50 cm, caule cilíndrico, folhas verde-escuras com flores brancas ou amarelas e pequenas. A parte utilizada como chá é o seu fruto seco. É conhecida também como anis-verde, pimpinella, anacio ou anise. Seu nome científico é Pimpinella anisum L. Pertence à família Umbelliferae (Apiaceae).
Existem indícios de que a erva-doce já era usada por volta de 1550 a.C. pelos povos egípcios, porém, essa erva só chegou ao Brasil com os europeus no século XV. Foram jogadas algumas sementes na Paraíba e Pernambuco, se tornando uma fonte de economia na época. Suas sementes contém resina, clorofila, óleos essenciais, ácidos graxos, colina, esqualeno, pristano, carboidratos e derivados cumarínicos.
Medicinalmente, a erva-doce é usada como antiespasmódica (combate espasmos, alivia a dor), expectorante, tônica, cicatrizante, calmante, diurética (atua no rim), sudorífica (induz transpiração), galactagoga (aumenta a produção do leite materno) e combate distúrbios dispépticos (má digestão).
Não é comum usar erva-doce como medicamento, portanto, é mais acessível seu uso e de seus compostos em cosméticos, podendo ter diversas utilidades. O principal composto utilizado é o óleo glicólico da erva-doce, que tem ações anti-séptica, calmante e refrescante. Pode ser utilizado em sabonetes, shampoos, cremes, loções tônicas, géis, cremes para banho, loção de limpeza entre outros produtos. Um exemplo de produtos à base de erva-doce é a loção hidratante da linha Cuide-se Bem, da oBoticário. "Elaborada com extratos de erva doce e vitaminas essenciais, a fórmula da Loção Hidratante mantém a pele sempre macia e perfumada e com um delicioso toque aveludado. Hidratação na medida certa!".

Cuide-se-Bem-Locao-Hidratante-Nutritiva-Erva-Doce-400ml.jpg

Mais informações sobre o produto disponíveis na loja online da oBoticário.

Utilizando de seus benefícios

erva-doce.jpg

Semente dissecada da erva-doce.

Indicações do chá de erva-doce
É digestivo (combate cólicas), combate gases do estômago e intestinais e azia devido à ação carminativa e antiespasmódica principalmente do anetol e anisaldeído presentes em grande proporção no óleo essencial. Indicado também para cólica intestinal do recém-nascido. Combate tosse e catarros devido a ação moculítica (faz com que o muco da garganta fique mais líquido) do óleo essencial da erva doce. Tem atividade galactogênica devido a a miristicina, anisaldeído e anetol presente no óleo essencial.


Modo de preparo
Colocar 1 colher de frutos da erva doce em uma xícara, água fervente e tampar por 10 minutos. Após, coar e beber 2 a 3 vezes ao dia.
Pode ser adoçado com mel para potencializar o efeito expectorante no alívio da tosse, desde que a pessoa não seja portadora de diabetes melitus.
A receita caseira citada acima, é de conhecimento de Rosilene V. Brustolin, formada em Ciências e Química (FACEPAL) e Farmácia (UNOCHAPECÓ). Realizou estudos sobre fitoterapia por conta das especializações na área da farmácia. A receita também é passada a gerações pela família.

Sobre a imagem

Planta da erva-doce que é de difícil acesso no sul do Brasil, por não ser típica da região.

Referências

ALBUQUERQUE, Camila. Chá de erva-doce - Benefícios para saúde. Disponível em: <http://chabeneficios.com.br/cha-de-erva-doce-beneficios-para-saude/>. Acesso em: 10
ago. 2015.
NICOLETTI, Maria Aparecida. Principais interações no uso de medicamentos fitoterápicos. Infarma, São Paulo, v. 19, p.32-40, 2007. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1339893751infa09.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015.
NUTRIELA. Erva doce solução natural para gases e problemas estomacais. Nutriela: produtos naturais. Disponível em: <http://blog.nutriela.com.br/remedios-naturais/solucao-natural-para-gases/>. Acesso em: 11 ago. 2015.
TAVORA, Ricardo. Erva-doce. 1997. Disponível em: <http://www.weleda.com.br/extranets/profissionais_de_saude/Erva doce.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2015.
ZANIN, Tatiana. Erva-doce. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/erva-doce/>. Acesso em: 10 ago. 2015.
Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/erva-doce/erva-doce.php>. Acesso em: 11 ago 2015
Disponível em: <http://www.mexidodeideias.com.br/historias-em-xicaras/historia-do-cha-de-erva-doce/>Acesso em: 11 ago. 2015

Autoria do verbete

Alexia Marcon Watzlawick
Polyana Brustolin
Sue Ellen Reimann

Estudantes da turma EMITAI 2015

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License