Contrato Social
Leviathan-Thomas_Hobbes.jpg

O contrato social é um acordo feito pelo povo e o governo, onde a vontade geral limita a vontade de um só indivíduo, ela é constituída pela opinião do povo que possui a soberania sobre o estado e seus representantes. Os três filósofos que elaboraram conceitos do contrato social foram Jean Jacques Rousseau, Thomas Hobbes e John Locke.
Para Thomas Hobbes o estado natural do homem não oferece segurança e nem paz, pois você é livre pra fazer o que quiser, mas outra pessoa também é livre pra fazer o que quiser com você também, porque não possui uma autoridade soberana.
John Locke ao contrário de Thomas Hobbes diz que o estado natural é de paz e harmonia com os homens consumidores da liberdade e dos direitos naturais.
Jean Jacques Rousseau concorda com Locke, porém como não se pode mais voltar ao estado natural, idealiza a ideia de um contrato social, onde o povo é a autoridade que Thomas Hobbes diz que falta e cria um equilíbrio entre deveres e direitos.

Sobre a imagem

Thomas Hobbes ' Leviathan (1651) livro que Hobbes desenvolveu seu pensamento de contrato social.
Hobbes foi o primeiro filósofo a compor uma teoria de contrato, ele defendia a presença do estado falando que com egoismo não se faz uma sociedade, e o contrato é um “pacto” entre as pessoas que impede ações destrutivas.
Jean Jacques Rousseau discorda de Hobbes , diz que o homem nasce bom mas a sociedade o corrompe, e para sustentar a sociedade mais próximo do natural impõe que o contrato social que deve ser construído pela vontade geral, e se for diferente o estado seria tirano.

Na imagem a pessoa que porta a espada e o cetro é o tirano escolhido pelo estado para ter o poder de decisão e o julgamento do que seria certo e errado a se fazer já que por exemplo, a pessoa “A” desiste de sua / seu direito de matar a pessoa “B”, se a pessoa “B” deixa de fazer o mesmo, o tirano o julga.

Fonte da Imagem http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/contratosocial.html

Referências

Wikipedia – Leviathan (book).Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Leviathan_(book)> Acesso em 14 de Abril de 2015.
Brasil Escola - Rousseau e o contrato social. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm> Acesso em 14 de Abril de 2015.
Wikipedia – The original cover of Thomas Hobbes's work Leviathan, 1651. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Social_contract#/media/File:Leviathan_by_Thomas_Hobbes.jpg> Acesso em 14 de Abril de 2015.

Autoria do verbete

Eduardo Zampieri Dalposso
Sara Wilmsen
Estudantes da turma EMITAI 2014

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License