Candomblé EMITAI2016B
1024px-Inicia%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9_um_rito_de_passagem.JPG

Origem no brasil

Candomblé é uma religião instaurada aqui no brasil pelos negros trazidos aqui como escravos, no entanto, a igreja católica proibia os cultos dessa religião, e os mesmos tinham o apoio do governo.Os escravos transformaram seus Orixás, Inquices e Vodus em santos católicos, já que praticar essa religião era proibido.Orixás são deuses supremos, os mesmos possuíam habilidades e preferências ritualísticas distintas.Os rituais do Candomblé são geralmente cultuados em templos chamados casas, roças ou terreiros.A designação candomblé é mais popular na Bahia, em outros locais do Brasil é conhecido como macumba (no Rio de Janeiro) e Xangô (no Recife). Apesar disso, a definição "macumba" normalmente não é adotada pelos seguidores do candomblé, porque muitas vezes tem uma conotação pejorativa.
Nos dias de hoje, os rituais do candomblé fazem parte da cultura brasileira, sendo um elemento importante do folclore e estando em presente em várias tradições.

Rituais

Suas celebrações são feitas pelo pai de santo ou mãe de santo, que inicia o despacho do Exu, e em ritmo de dança, o tambor é tocado e os filhos de santo começam invocar os Orixás para que os incorporem.Esses rituais dura no minimo duas horas.No Candomblé não há incorporação de espíritos, já que os Orixás são divindades da natureza.
Candomblé e Umbanda.O Candomblé e a Umbanda fazem parte de correntes religiosas de origem africana, e existem diferenças entre eles. Uma das principais diferenças entre os duas religiões é a definição de orixá já que no Umbanda os mesmos são espíritos anciãos que podem ser parentes já mortos, podendo ser bons o maus.

1836.jpg

Orixás

Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças.Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários.Para manterem os seus deuses vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.No Candomblé cultuam-se muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros.

tumblr_o2lw4cQubj1r0c0f8o1_1280.jpg

Sobre a imagem

A primeira imagem retrata: Iniciação é um rito de passagem no Candomblé, Bahia, Brasil
A segunda imagem retrata: Um tipico ritual do Candomblé
A terceira imagem retrata: Alguns dos orixás do Candomblé

https://41.media.tumblr.com/a1c591b54fe7839e6ede9a97ba02a42f/tumblr_o2lw4cQubj1r0c0f8o1_1280.jpg
http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Ca/5093/1836.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inicia%C3%A7%C3%A3o_Ketu#/media/File:Inicia%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9_um_rito_de_passagem.JPG

Referências

http://brasilescola.uol.com.br/religiao/candomble.htm
https://ocandomble.com/os-orixas/

Autoria do Verbete

André Luiz
Eduardo Hetkowski
Gabriel Roma
Janiel da Rosa

EMITAI2015B

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License