Camomila
A35matricaria_chamomilla.jpg

Uso popular: diminuir dores da cólica, depressão, calmante, limpar sujeiras dos olhos, limpar feridas, entre muitos outros usos. Para usar é preciso fazer um chá. Ela é contra-indicada para gestantes, e sua parte usada é a flor (Entrevistada: Nilce Altenhofen).
Nomes populares: os nomes mais comuns são:
maçanilha, camomila, margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre ou macela-galega.
Nome cientifico: Matricaria recutita.
Origem: Ela é nativa do norte da África foi levada a Europa e no período das grandes navegações e de lá foi levada ao resto do mundo e adaptou-se muito bem a diversos climas .
Descrição: “A camomila é uma planta de porte herbáceo, ciclo anual e que atinge em média 35 centímetros de altura. Seu caule é ereto e ramificado.” Sua flor é parecida com a da margarida, porém menor.
Para seu cultivo, é necessário um solo rico em nutrientes, exposição ao sol e uma temperatura média abaixo de 20°C. Essa erva se desenvolve com dificuldade, mas ajuda a manter a saúde das plantas que nascem ao seu redor.

Composição química: Óleo essencial (0,3-1,5%), compostos sesquiterpenos cíclicos como ao-bisabolol, pro-camazuleno, matricína, flavonoides (apigenina), colina, aminoácidos, ácidos graxos, sais minerais, terpenos, cumarinas como a herniarina e umbeliferona, mucilagens e ácidos orgânicos.
Medicamentos feitos a partir da camomila: Vick Pyrena Camomila, CAMOMILA, PRODERM Talco, DINILL Colirio Oculum, DINILL, Higicler Solução Oftálmica Estéril, Camomilina C, Clindacne, COUMADIN.
Receitas caseiras:
Pomada de camomila: consiste em uma pomada hidratante, cicatrizante, que ainda auxilia para aliviar dores e olheiras .
ingedientes:
gordura animal(banha de porco)
flores de camomila
modo de preparo: adicione a camomila em uma panela com uma parte de camomila em três partes para uma de gordura , esquente a ponto de fritura até a camomila escurecer, deixe esfriar em temperatura ambiente .
Pomada de camomila concentrada: consiste em uma pomada hidratante, cicatrizante, que ainda auxilia para aliviar dores e olheiras mas atua de forma mais eficaz e rápida .
ingedientes:
gordura animal(banha de porco)
flores de camomila
modo de preparo: adicione a camomila no liquidificador com uma parte de camomila em três partes para uma de gordura após moer esquente a ponto de fritura, coe e deixe esfriar em temperatura ambiente .
A parte coada após esfriar se torna uma pomada e o que restar no coador pode ser usado para banhos será maiss grossa e sólida.

Chá: chá de camomila , é simples você deve ferver a camomila em agua 2 colheres de chá para uma chicára de agua fervente , você pode beber, ou aplicar em compressas sobre a pele.
fontes das receitas: Ana Maria Osterer De Rós

Imagem da planta:

qwerty.jpeg

http://www.tuasaude.com/camomila/
Parte utilizada para medicamentos:Flor

qwerty0.jpeg

http://www.tuasaude.com/camomila/Bibliografia:

Sobre a imagem

Na imagem vemos uma representação de um espécime de camomila onde é possível observar as pétalas, semente, fruto, folhas e raiz auxiliando para a identificação , podemos observar também as diferentes fases da flor e toda a morfologia da planta que está detalhada e ampliada.
Fonte da imagem:http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/a01camomila.html

Referências

CAMOMILA. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camomila/camomila.php>. Acessado em 16 ago. 2015.
OS 8 benefícios do chá de camomila. Disponível em:< http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-cha-de-camomila-para-saude/>. Acessado em 16 ago. 2015.
OS incríveis benefícios do chá de camomila. Disponível em: < http://www.remedio-caseiro.com/os-incriveis-beneficios-do-cha-de-camomila/>. Acessado em 16 ago. 2015.
CAMOMILA. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/camomila/ >. Acessado em 16 ago. 2015.
CENTRALX Bulas. Disponível em:< http://www.bulas.med.br/p/camomila>. Acessado em 16 ago. 2015.
Camomila: do jardim para o bule.Disponível em<http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/a01camomila.html>.acessado em 26 ago. 2015.

Autoria

Tomas Kafmann
João Victor Beal
Gabriel de Rós
Estudantes da turma EMITAI 2015.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License