Camomila
A35matricaria_chamomilla.jpg

Uso popular: diminuir dores da cólica, depressão, calmante, limpar sujeiras dos olhos, limpar feridas, entre muitos outros usos. Para usar é preciso fazer um chá. Ela é contra-indicada para gestantes, e sua parte usada é a flor (Entrevistada: Nilce Altenhofen).
Nomes populares: os nomes mais comuns são:
maçanilha, camomila, margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre ou macela-galega.
Nome cientifico: Matricaria recutita.
Origem: Ela é nativa do norte da África foi levada a Europa e no período das grandes navegações e de lá foi levada ao resto do mundo e adaptou-se muito bem a diversos climas .
Descrição: “A camomila é uma planta de porte herbáceo, ciclo anual e que atinge em média 35 centímetros de altura. Seu caule é ereto e ramificado.” Sua flor é parecida com a da margarida, porém menor.
Para seu cultivo, é necessário um solo rico em nutrientes, exposição ao sol e uma temperatura média abaixo de 20°C. Essa erva se desenvolve com dificuldade, mas ajuda a manter a saúde das plantas que nascem ao seu redor.

Composição química: Óleo essencial (0,3-1,5%), compostos sesquiterpenos cíclicos como ao-bisabolol, pro-camazuleno, matricína, flavonoides (apigenina), colina, aminoácidos, ácidos graxos, sais minerais, terpenos, cumarinas como a herniarina e umbeliferona, mucilagens e ácidos orgânicos.
Medicamentos feitos a partir da camomila: Vick Pyrena Camomila, CAMOMILA, PRODERM Talco, DINILL Colirio Oculum, DINILL, Higicler Solução Oftálmica Estéril, Camomilina C, Clindacne, COUMADIN.
Receitas caseiras:
Pomada de camomila: consiste em uma pomada hidratante, cicatrizante, que ainda auxilia para aliviar dores e olheiras .
ingedientes:
gordura animal(banha de porco)
flores de camomila
modo de preparo: adicione a camomila em uma panela com uma parte de camomila em três partes para uma de gordura , esquente a ponto de fritura até a camomila escurecer, deixe esfriar em temperatura ambiente .
Pomada de camomila concentrada: consiste em uma pomada hidratante, cicatrizante, que ainda auxilia para aliviar dores e olheiras mas atua de forma mais eficaz e rápida .
ingedientes:
gordura animal(banha de porco)
flores de camomila
modo de preparo: adicione a camomila no liquidificador com uma parte de camomila em três partes para uma de gordura após moer esquente a ponto de fritura, coe e deixe esfriar em temperatura ambiente .
A parte coada após esfriar se torna uma pomada e o que restar no coador pode ser usado para banhos será maiss grossa e sólida.

Chá: chá de camomila , é simples você deve ferver a camomila em agua 2 colheres de chá para uma chicára de agua fervente , você pode beber, ou aplicar em compressas sobre a pele.
fontes das receitas: Ana Maria Osterer De Rós

Imagem da planta:

qwerty.jpeg

http://www.tuasaude.com/camomila/
Parte utilizada para medicamentos:Flor

qwerty0.jpeg

http://www.tuasaude.com/camomila/Bibliografia:

Sobre a imagem

Na imagem vemos uma representação de um espécime de camomila onde é possível observar as pétalas, semente, fruto, folhas e raiz auxiliando para a identificação , podemos observar também as diferentes fases da flor e toda a morfologia da planta que está detalhada e ampliada.
Fonte da imagem:http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/a01camomila.html

Referências

CAMOMILA. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camomila/camomila.php>. Acessado em 16 ago. 2015.
OS 8 benefícios do chá de camomila. Disponível em:< http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-cha-de-camomila-para-saude/>. Acessado em 16 ago. 2015.
OS incríveis benefícios do chá de camomila. Disponível em: < http://www.remedio-caseiro.com/os-incriveis-beneficios-do-cha-de-camomila/>. Acessado em 16 ago. 2015.
CAMOMILA. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/camomila/ >. Acessado em 16 ago. 2015.
CENTRALX Bulas. Disponível em:< http://www.bulas.med.br/p/camomila>. Acessado em 16 ago. 2015.
Camomila: do jardim para o bule.Disponível em<http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/a01camomila.html>.acessado em 26 ago. 2015.

Autoria

Tomas Kafmann
João Victor Beal
Gabriel de Rós
Estudantes da turma EMITAI 2015.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License