Boldo

Boldo

Nome científico:Plectranthus A Babatus Andrews.
Nomes populares: Boldo do brasil, boldo falso, boldo nacional, boldo silvestre, erva cidreira, falso boldo, malva amarga, malva santa, sete dores, sete sangrias, tapete de oxal.

d7d343848897c4b389d11e6a6d108308-205_137.jpeg

Descrições: Planta que possui folhas opostas possuem 12 cm de comprimento de margem serrada, flores hermafroditas azuis ou violetas.
Propriedades:E uma planta tônica que restaura a energia ,e uma planta eupática também utilizada para uma fácil digestão e aumenta também a secreção da bílis.
Característica: Planta herbácea ou subarbustiva,perene folhas suculentas e aromática de sabor amargo o boldo pode atingir 1:5 de altura.
Parte da planta usada:folhas .
Uso: O boldo e utilizado para curar problemas de digestão e os males da bílis e infecções gástricas.

História
O boldo no Brasil conhecido por diversos nome a alguns exemplos claros disso seriam sete dores, malva santa e falso boldo e pertencente da família biológica limace a que configura uma planta de sabor adstringente ,seu habitat deve ser temperado ou quente por isso e encontrado facilmente no Brasil o boldo foi trazido pelos colonizadores por ajudar nas longas viagens acalmando o mau estar .
Essa planta e caracterizada por ser cultivada em hortas e jardins e quando chega na sua fase adulta se transforma em uma planta lenhosa tem folhas elásticas , flexíveis,aveludadas e amortecidas não fluorecem na região nordeste no comercio o boldo e encontrado no setor de ervas secas.
Propriedades terapêuticas
E utilizado para para limpar e tonificar o fígado basta tomar um macerado de folhas por 10 dias.
Contra indicação : Oclusão da bilis o que ocassiona problemas e graves . Não apresenta efeitos colaterais desde que utilizada de maneira correta. Planta amarga suculenta possui uma diversidade de estimulantes ativa a secreção do suco gástrico e subtilizado em casos de hiperatividade .
Receita caseira

images?q=tbn:ANd9GcTu-lr4ZXa9G7zvIYQ5Y5KTWr4B1Eg1o-qU97g_nFBreobcyr2R

A infusão pode ser preparado com folhas cultivadas em hortas.
Aquecer a água ate iniciar a fervura ,colocar as folhas e aguardar esfriar o chá.
Usar moderadamente para não provocar uma intoxicação por excesso do chá de boldo.
Usar uma vez ao dia.

Princípios Ativos: Barbatusol, barbatol, barbatusina, cariocal, ciclobutatusina, colenol, coleol, coliona, óleo essencial (rico em guaieno e fenchona), ferruginol, forskol
Curiosidades
O Boldo e uma planta chilena que e encontrada em qualquer local quente ou temperado e em regiões frias e quase impossível de ser encontrada seu habitat natural pode antingir mais de 15 metros de altura pois e uma planta lenhosa .

FONTES: http://www.tuasaude.com/boldo/
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/boldo-brasileiro.html
Alunos Giovane,Estefano e Guilhuerme
TURMA EMITAI

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License