Babosa

Uma planta muito conhecida e com várias propriedades, tem auxiliado com o tratamento de vários tipo de câncer, como o de pulmão, pele, rins, cérebro e leucemia, a planta é antitetânica, que nada mais é que a vacina contra o tétano.

IMG_8932.JPG

Características:

  • Nome Cientifico: Aloe arborescens
  • Origem do nome: Aloe: Alloe, amargo. Vem do árabe; Arborescens: Como uma árvore. Vem do latim.
  • Nome Popular: Aloe- árvore
  • Origem: Moçambique,África do Sul (Província do Sul, Cabo, Natal), Malawi e Zimbábue.
  • Descrição: Possui até 1,25 m de altura, folhas com até 50 cm de comprimento e até 5 cm de largura, tem intensa brotação basal, (é a brotação que se encontra ou se desenvolve na base de um órgão), e nas laterais do caule, são pouco pruinosa, possuem a cor verde clara, são suculentas, sua borda é espinhenta, sua flor possui a cor laranja.
  • Floração: Outono
  • Luminosidade: Tolera diferentes tipos de luminosidade pois é uma planta muito resistente, mas seu desenvolvimento é melhor a pleno sol.

Observações:
- Um pouco mais sobre a Babosa:
A babosa possui um crescimento e desenvolvimento vigoroso, sua formação fica muito boa em plenos sol. Suas flores são muito atraentes para beija-flores. Pode ser cultivada em um vaso de forma fácil e uma vez que colocada no mesmo não requer mais cuidados.
Ela é diferente do (Aloe vera) a qual possui folhas mais compridas e grossas. A babosa é considerada uma das plantas mais curativas que podemos encontrar facilmente na natureza. Além de ser um ótimo remédio ela é uma integradora alimentar, dos 22 aminoácidos que precisamos no nosso organismo, a babosa é responsável por 18 deles além disso a babosa fortalece o sistema imunológico.

Indicações:
A babosa tem auxiliado muito o tratamento de muitas doenças. Também ajuda muito nos tratamentos de alergias, cólicas, asma, anemia, artrose, queimaduras, câimbras, diabetes, hemorróidas, feridas, furúnculos, infecção de bexiga e rins, insônia, lepra, dor de ouvido, de fígado, cabeça, picadas de inseto entre outros.

Propriedades e Ações Vitamínicas da Babosa:

  • Vitamina C e E: Possui vitamina B12 e efeito anti-oxidante
  • Aminoácidos: Possui 18 deles, no qual entre eles oito são aminoácidos especiais pois não podem ser produzidos pelo nosso corpo.
  • Minerais: Potássio, cobre, ferro, manganês, cálcio, magnésio e zinco.
  • Enzimas: Auxiliam na digestão atuando nas moléculas dos alimentos, também é caraterizado por ser um excelente anti inflamatório.
  • Lignina: É uma substância a qual penetra nas camadas mais profundas da pele.Pesquisar essa informação!
  • Esterol da planta: Age como um anti inflamatório muito forte.
  • Saponina: Possui uma forte função antimicrobiana.
  • Ácido salicílico: É o componente básico da aspirina, anti inflamatório.
  • Antriquinonas: Formada por Aloina e Emodina os quais juntos são considerados um ótimo analgésico.
  • Ação reidratante: Nesta ação a babosa penetra profundamente na pele e restitui os líquidos que foram perdidos, restaura os tecidos de dentro para fora como por exemplo o caso das queimaduras tanto as que foram causadas pelo sol, radiação ou fogo. Por isso, a babosa é muito utilizada como medicamento e até cosmético para a pele e para os cabelos. Já à ação transportadora, é muito boa para transportar profundamente para dentro da pele outros elementos ou substâncias os quais está combinada, é por isso que existem muitos produtos cosméticos e medicinais que contém a babosa.
  • Ação Coagulante: Provoca a formação de uma rede de fibras, os glóbulos vermelhos do sangue, assim ajudando na coagulação e a cicatrização necessária, pois a planta contém alto conteúdo de potássio e cálcio.
  • Função inibidora da dor: Diminui a dor quando é aplicada no lugar do ferimento, pois a babosa penetra muito, característica que não é encontrada em muitas outras plantas. Serve como uma bloqueadora da dor nas camadas mais profundas da pele, devido a seu poder anti -inflamatório natural e penetrante e seus componentes ativos.
  • Ação Queratolítica: Queratolitica são substâncias que dissolvem a camada córnea da pele, ela permite que a pele danificada se desprenda, renovando os tecidos, permite também um maior fluxo sanguíneo através das artérias, veias e capilares , eliminando pequenos coágulos.
  • Ação Desintoxicante: Ela produz uma melhora e estimula os rins e fígados que são os principais órgãos de desintoxicação, devido ao teor de potássio que a babosa contém. Também possui ácido urônico que elimina as toxinas ao nível celular.
  • Ação regeneradora: Devido a presença de cálcio as células tem a possibilidade de mater seu equilíbrio externo e interno, assim proporcionando uma melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, pois o cálcio regula a passagem de líquidos nas células. Ela também possui o hormônio que acelera o crescimento de outras novas células e elimina as células velhas.
  • Ação Anti- inflamatória; Possui a mesma ação dos esteróides como a cortisona, mas não causa efeitos nocivos, podendo ser usada em todos os tratamentos anti -inflamatórios.
  • Ação Antibiótica: É um bom produtor para a eliminação bacteriana.
  • Ação Energizante: Por possuir grande quantidade de vitamina C, a babosa produz uma ação que estimula e melhora o bom funcionamento do aparelho cardio vascular, devido a esta vitamina, a babosa ela é indicada para o fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho digestivo e circulatório. Essa planta também ajuda no funcionamento do metabolismo celular, ou seja, ajuda na produção necessária de energia para o corpo.
  • Ação Digestiva: Contém uma grande quantidade de enzimas, as quais algumas não são produzidas pelo organismo. Enzimas são moléculas que facilitam a digestão no processo digestivo. Assim estes elementos que formam transformados são absorvidos pelo intestino e levados a corrente circulatória.
suco-de-aloe-vera.jpg

Medicamentos feitos com a Babosa:

  • In natura: É um creme que é aplicado diretamente sobre as feridas, queimaduras e feridas, sobre a pele seca, infecções por fungos e as picadas de inseto.
  • Tônico: É o gel da babosa fermentado com mel e especiarias, auxilia na anemia, hepatite e problemas digestivos.
  • Óleo: Hidratação intensa, proteção contra agressões externas; em massagens possui propriedades relaxantes.
  • Creme hidratante corporal: Melhora o equilíbrio de hidratação da pele, o óleo de jojoba e manteiga de cacau ajudam na hidratação de peles sensíveis expostas aos raios UV e radicais livres prevenindo sinais de envelhecimento. O creme penetra rapidamente na pele e mantém o toque sedoso e aveludado. É recomendado também para hidratação após a gravidez .
  • Desodorante para pés: Combate o odor dos pés e proporciona frescor o dia todo, revitaliza e suaviza a pele.

Receita caseira:

Receita de babosa para tratamento de câncer:
2 folhas de bobosa (1 metro)
1 cálice de pinga
1 vidro de mel

Primeiramente a folha da babosa deve ser lavada e retirada os espinhos ao seu redor, depois se deve bater todos os ingredientes no liquidificador. A mistura deve ser guardada na geladeira. Ingerir 2 colheres de sopa por dia.

*A receita não possui restrições de uso

  • Fornecedora da receita: Nair Dallanora Bulla.

Sobre a Imagem

Ambas as imagens mostram a Babosa e sua parte utilizada (folha). Na primeira imagem, é mostrado uma horta caseira com a planta e na segunda imagem mostra o "suco" que sai da folha da Babosa quando cortada ao meio, e é neste "suco" que está a maioria os nutrientes juntos.

Referências

BABOSA: Guia da saúde popular. Mirandópolis: Nova Sampa Diretriz Editora Ltda, 2014.

Autoria do verbete

Carolina Maliska Haack
Julia Volpatto
Ana Carolyna Bulla

Estudantes da turma EMITST 2015

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License