Arruda
Arruda%20Planta%20Magia%20Prote%C3%A7%C3%A3o%20Ramo%20Arruda.jpg

Nome Científico: Ruta graveolens
Nomes Populares: Arruda, Ruta-de-cheiro-forte, Arruda-dos-jardins, Arruda-fedorenta

Origem
Foi cultivada em muitas regiões do mundo como planta tradicional e medicinal. Desde a antiguidade a arruda foi tida na Europa e África como planta mágica, usada basicamente em rituais de proteção para os homens. Com a sua origem na Europa Meridional

Características

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Gênero: Ruta
Espécie: R. graveolens
Altura: 0,4 a 0,6 metros
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical

A arruda uma erva ornamental com ramos grossos duros, pequenos e com a cor verde-azulada, com flores pequenas, de cor amarelo-esverdeado. O nome vem do gênero, Ruta, é derivado do grego que significa “deixar livre”, havia a esperança que ela faz a pessoa livrar-se da doença que ela vem tratando. Graveolens significa “cheiro pesado”. Seus ramos são utilizados também para jogar a água benta na população que posui na igreja, por isso que possui o nome popular nome popular erva-da-graça.

Ela em si, era usada muito na Idade Média, para combater com o mau olhado e contra a peste negra que matou muitas pessoas na Europa. A arruda era usada em um conhecido antídoto grego que tratava uma gama extensiva de venenos.

Propriedades Terapêuticas
Carminativa, anti-inflamatória, bactericida, cicatrizante, anti-hemorrágica, calmante, antiespasmódica, Adstringente, anti-helmíntica, antinevrálgica.
De acordo com o site Infoescola “Os prováveis constituintes presentes na arruda são: óleo essencial (1%), flavonóides (1-2%), metilnonilcetona (88%). Os outros 15% se dividem em furacumarinas, alcalóides e taninos. Sendo que de tudo o que se encontra nesta planta, a substância rutina é a mais importante, pois é responsável por conferir resistência aos vasos sanguíneos, sua principal característica.”

Indicações Terapêuticas
Conjuntivite, asma brônquica, otite, inchaço nas pernas, gases, gota, dores de ouvido, sarna, inflamação nos olhos, hemorroidas, bexiga, varizes, incontinências de urina, insônia, onicomicose, normalização das funções do ciclo menstrual, fragilidade dos capilares sanguíneos, calvície, repelente de insetos, fígado, benzi mento, úlceras.

Contraindicações e efeitos colaterais
Não deve ser consumida por mulheres grávidas nem por crianças com menos de seis anos. Seu o uso pode provocar aborto e trazer riscos e problemas nos rins e no fígado.

Algumas receitas

Para vermes

Ingredientes:

100 g de folhas de arruda;
1 litro de água.

Modo de fazer:
Deixar a água ferver por 20 minutos e adicionar as folhas secas de arruda. Tampar o chá e deixar descansar por 10 minutos. Depois coar e beber o chá de 2 ou 3 vezes ao dia.

Para eliminar piolhos

Ingredientes:

2 punhados de fubá;
1 punhado de arruda;
4 xícara de água.

Modo de fazer:
Ferva a água com a arruda por uns cinco minutos, acrescente o fubá, mexendo sempre para não encaroçar, até que vire um mingau grosso.
Quando estiver frio, aplique em todo o cabelo, esfregando bem. Deixe agindo no cabelo, enrolado com um pano ou toalha, por uma hora.

Espantar mau olhado
Pegue uma foto da pessoa, e dois galhos de arruda seca cruzado, coloque-a os galhos em cima da foto que irá deter todos os poderes maléficos desta pessoa.

Para ter sorte no amor
Faça um unguento (essência utilizada para perfumar o corpo), pegue a arruda e um pouco de seu perfume, ferva os dois juntos coloque-a em um recipiente de vidro, e quando ir encontrar uma pessoa passe um pouco desse unguento em seu pulso esquerdo e seu coração.

Referências

http://www.infoescola.com/plantas/arruda/ -Acesso em: 23 ago. 2015.
http://beneficiosnaturais.com.br/cha-de-arruda-beneficios-da-planta-e-sua-infusao/ - Acesso em: 23 ago. 2015.
http://www.bemdesaude.com/article/3/corpo-e-saude/42/arruda.html - Acesso em: 23 ago. 2015.
http://www.remedio-caseiro.com/cha-de-arruda-para-que-serve/ - Acesso em: 23 ago. 2015.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arruda - Acesso em: 23 ago. 2015.
http://www.cultivando.com.br/plantas_medicinais_detalhes/arruda.html - Acesso em: 23 ago. 2015.
http://beneficiosdasplantas.com.br/arruda/ -Acesso em: 23 ago. 2015.

Autoria

Gabriel Zago
Lucas Müller
Vinicius
Estudantes da turma EMITAI - 2015

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License