Antigo Regime
Antigo%20Regime%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20social%20o%20campones%20carrega%20a%20Igreja%20e%20a%20Aristocracia%20nas%20costas%2C%20dos%20bolsos%20dos%20privilegiados%20sai%20os%20impostos.jpg

Antigo Regime
Antigo Regime refere-se ao sistema social predominante principalmente na França, mas também em outras partes da Europa, durante os séculos XVI, XVII, e XVIII. Tratava-se de um regime absolutista, com o poder centrado nas mãos do rei.

Piramide%20da%20sociedade%20do%20Antigo%20Regime.jpg

Sendo que este regime atuou em grande parte na França, este permaneceu ativo durante aproximadamente três séculos, até que foi derrubado pela Revolução Francesa. Durante o Antigo Regime a sociedade francesa encontrava-se dividida em três estados. O primeiro era o clero, que representava a Igreja Católica, que tinha um grande poder sobre o governo francês da época. O segundo estado era a nobreza e a família real, que eram os donos de terras, mas que não trabalhavam nas mesmas. O terceiro estado era representado pelos burgueses e camponeses, que pagavam impostos e trabalhavam para os nobres. Acima destes três estados estava o monarca que comandava tudo.
Por se basear no capitalismo comercial, tinha a economia baseada na propriedade de terras, onde os nobres eram donos dessas terras e os camponeses trabalhavam nelas, e por isso a sociedade francesa da época era estática, ou seja, os camponeses nasciam pobres e morriam pobres e os nobres nasciam ricos e morriam ricos.
Cada um dos estados que compunham a sociedade francesa moderna tinham direito há um voto nas assembleias. Isso era considerado injusto já que o clero e a nobreza juntavam-se e formavam um só grupo, pois Igreja e estado ainda estavam intimamente ligados naquela época.
A partir do século XVII as ideias e pensamentos iluministas começaram a surgir na França e o Antigo regime começou a perder força, dando mais poder ao terceiro estado, que em 1789 deu início à Revolução Francesa, acabando com o poder absoluto do monarca. Na mesma época surgiu a Revolução Industrial, que principalmente na Inglaterra, deu poder para os burgueses, tanto poder quanto aos nobres, e em certo momento a nobreza caiu e os burgueses subiram ao poder.

Sobre a Imagem

Na primeira imagem existe uma representação da sociedade francesa dos três estados, sendo o terceiro estado representado pelo homem que carrega os outros dois, pelo fato de carregar os outros estados e de apoiar-se em uma enxada. Já o segundo estado está representado pelo homem de chapéu pelo fato de estar vestido como um nobre e carregar consigo uma espada, e por último o primeiro estado representa-se pelo homem de azul, pois está a caráter de um sacerdote.
Fonte da imagem:
http://historiaoitospc.blogspot.com.br/2009/04/sociedade-no-antigo-regime.html

Percebe-se na segunda imagem uma representação, em forma de pirâmide, os três estados. No topo o primeiro estado, representado pelo clero e também o segundo estado, representando a nobreza ao redor do monarca, e por último o terceiro estado, representado pelos camponeses e burgueses.
Fonte da imagem:

Referências

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Regime> Acesso em: 13/04/2015.
<http://www.infoescola.com/historia/antigo-regime/> Acesso em: 13/04/2015.
<http://www.coladaweb.com/historia/queda-da-bastilha-e-o-fim-do-regime-absolutista> Acesso em: 14/04/2015.

Autoria do verbete

Arthur Schmietke Czech e Lucas Koch Ernzen
Estudantes da turma EMITAI 2014

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License