Ateísmo I
fffgfg.jpg

Ateu é quem não crê em Deus ou não acredita em qualquer divindade. A palavra ateu tem origem grega “atheos” que significa “não deus ou sem deus .O ateísmo é como se fosse uma doutrina dos ateus.O ateísmo não possui nenhum livro sagrado pois nega a existência de deuses.O ateísmo não tem símbolos sagrados.A origem do mundo e da vida vem dos mitos de cosmogonia.

Origem
O ateísmo,surgiu no século XVIII, com a iniciativa de Barão D’Holbach uma pessoa que conhecia muito bem a bíblia e autor da obra “O Sistema da Natureza” (1770). É considerado o primeiro ateu que assim se assumiu, embora também se diga que as bases do ateísmo foram lançadas antes pelo padre francês Jean Meslier (1664-1729), em uma obra somente publicada postumamente (Memória dos Pensamentos e dos Sentimentos de Jean Meslier.

Países com mais adeptos que seguem o ateísmo:

Suécia: 85% da população
População: 8,9 milhões
Ateus: 7,6 milhões

Vietnã: 81% da população
População: 82,6 milhões
Ateus: 66,9 milhões
O budismo e o taoísmo, religiões comuns por lá, são vistos como uma tradição, e não crença.( Cultura)

Dinamarca: 80% da população
População: 5,4 milhões
Ateus: 4,3 milhões

hbyjt5fr.jpg

Argumentos lógicos:

O ateísmo lógico apresenta que às diversidades de deuses , como o deus pessoal do cristianismo, são atribuídas qualidades logicamente inconsistentes

Argumento defensivos

Argumentos epistemológicos: O ateísmo epistemológico insinua que as pessoas não podem determinar a existência de deuses sem ter provas de que o mesmo exista.

Ateísmo Científico : E falseável , assume o falsificacionismo O Ateísmo Científico é racional: usa apenas argumentos de natureza científica, ou seja, tenta evitar metodologicamente as falácias lógicas, falácias estatísticas e afirmações empiricamente refutadas. O uso de argumentos puramente retóricos e emocionais e minimizado.

O Ateísmo Científico é racional: usa apenas argumentos de natureza científica, ou seja, tenta evitar metodologicamente as falácias lógicas, falácias estatísticas e afirmações empiricamente refutadas. O uso de argumentos puramente retóricos e emocionais é minimizado.

O Ateísmo Científico é acadêmico: defende a liberdade de expressão e opinião, o rigor e a honestidade intelectual.

O Ateísmo Científico usa a metodologia científica: sempre tentará embasar com evidências científicas o diagnóstico de que um dado aspecto da religião é pernicioso.

O Ateísmo Científico é falseável: assume o falsificacionismo Popperiano em relação a si mesmo, ou seja, define a priori as condições empíricas ou teóricas que
implicariam em sua refutação.

O Ateísmo Científico é cordial: mantem-se dentro dos padrões de cordialidade acadêmica vingente na comunidade científica, sem o uso de ofensas pessoais.

O Ateísmo Científico não é conspiratório: ou seja, não usa argumentos que envolvam raciocínios conspiratórios e teorias de conspiração.

Número de adeptos no Brasil e no mundo e no mundo:

Ateísmo por idade :

1. 18 e 34 anos - 54%
2. 35 e 49 anos - 24%
3. 50 a 64 anos - 15%
4. 65 anos - 7%

No Brasil: os ateus e os sem religião que em 1960 eram 0,6% da população agora representam 8%. Com isso podemos ver que o ateísmo esta crescendo cada vez mais.

Visão sobre a morte

A morte, nessa visão para os ateístas, marca somente o fim da existência de um indivíduo.Sua consciência deixou de existir.Como os ateus não acreditam em vida após a morte, não acreditam em céu e inferno.

Caracteristícas do novo ateísmo:

  • Forte aversão a Bíblia;
  • Forte aversão à religião;
  • Forte apego a Richard Dawkins;
  • O darwinismo como fenômeno ateísta;

Argumentos metafísicos:

Escreve o autor desconhecido:

“O ateísmo metafísico inclui todas as doutrinas ligadas aos argumentos metafísico (a homogeneidade da realidade). O ateísmo metafísico pode ser: a absoluto, uma negação explícita da existência de Deus associada com o monismo materialista

Ateus em relação com o sobre natural

Os ateus são críticos em relação aos acontecimentos, sobre-naturais, os ateus citam a falte de evidencias que provam a sua existência.

Sobre a imagem

Como podemos ver, isso realmente acontece com as religiões,
principalmente com o ateísmo que é a religião mais criticada
e que sofre mais preconceito

Referências

http://consciencia.blog.br/ateismo
http://adrenaline.uol.com.br/forum/papo-cabeca/549124-voce-e-teista-deista-agnostico-ou-ateu.html
https://ateus.net/artigos/ateismo/ateismo/
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-pais-com-mais-ateus-no-mundo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo#Argumentos_metaf.C3.ADsicos

Autoria do verbete

Wolfgang Blodorn Muhlbrandt
Caroline Ferreira
Ketlyn Alissa

Estudantes da turma EMITST 2015

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License